Manuela Suassuna, durante Palestra, proferida no Encontro de vice-diretores educacionais e administrativos – Foto: Ascom / PMBCN

 

Em seu segundo dia, o Encontro Marista de Vice-Direção Educacional e Administrativa trouxe palestras e diálogos sobre a missão da escola marista na contemporaneidade e a importância dos diretores neste contexto; o lugar da escola católica com a análise de mercado; além das novas oportunidades educacionais, para as unidades maristas.

Em seu discurso sobre a Missão da Escola Marista na Contemporaneidade e a Importância dos Diretores, o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, abordou o tema elencando os aspectos da escola contemporânea e a atuação dos gestores maristas, a serviço da missão. Quanto aos tópicos da contemporaneidade, a escola marista deve ser um espaço-tempo de circularidade das etnias, dos esportes, das religiões, das culturas e das categorias sociais; e todos estes pontos, administrados pelos gestores socioeducacionais, para tornar o Marista um local no qual os estudantes possam ter senso crítico, pensar por si só, e ser protagonista da própria história.

Já a gestora da Superintendência de Missão, Manuela Suassuna, trouxe para o debate o Lugar da Escola Católica e Análise de Mercado, e provocou os participantes ao mostrar os números das escolas confessionais, fazendo uma análise de mercado, comparando-os com os números das escolas laicais. A superintendente descortinou os dados: segundo dados do Censo, em 2016, havia 8.014.839 estudantes matriculados na educação particular do Brasil, dos quais apenas 1.321.988 em escolas confessionais, o que representa 6% de todos os educandos. Vivemos um momento em que o País clama por cidadãos íntegros, éticos e com uma formação sólida em valores, que são características próprias da educação Marista. Então, por que temos um percentual tão baixo de estudantes matriculados em escolas confessionais? – questionou.

E prosseguiu: “Os números revelam que há um espaço enorme para trabalhar e trazer alunos do universo de 84% de estudantes que estão matriculados em colégios laicos. Precisamos refletir sobre esses dados e buscarmos estratégias para ampliarmos nossa atuação, aumentarmos este percentual de 6% e, assim, assegurarmos que um número cada vez maior de alunos seja abrangido pela educação humana e de excelência que oferecemos. Temos uma proposta pastoral-pedagógica consistente, formação sólida em valores éticos, formamos para o exercício da cidadania, oferecemos uma educação integral, enfim, temos vários diferenciais que nos habilitam a captar e manter alunos em nossas unidades”, esclareceu a gestora.

Em seguida, os gestores foram apresentados às oportunidades de negócios: Intercâmbio Marista, Robótica, Gabaritech, Marista Idiomas – ID, cursos do Núcleo de Educação à Distância, programa High School e os Serviços de Arte e Cultura e de Escolinha e Treinamento Esportivo.

O Encontro continua hoje (11/04), com mais palestras, debates, rodas de conversa e momentos de partilha de boas práticas. Até amanhã (12/04), os vice-diretores educacionais e administrativos estarão reunidos neste evento, que pretende ser espaço para qualificar a missão educativa, e compreender a gestão pastoral-pedagógica marista.

Veja a Galeria de Fotos do segundo dia do Encontro Marista de Vice-Direção Educacional e Administrativa

 

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