Encontro Marista de Vice-Direção Educacional e Administrativa – Foto: Ascom / PMBCN

O Encontro Marista de Vice-Direção Educacional e Administrativa começou ontem (9/04), no Espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), e reuniu vice-diretores educacionais e administrativos, e assessores pedagógicos de todas as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Com o tema Caminhemos como Família Global, e o lema Unidos de espírito e coração, o Encontro, que se estende até a próxima quinta-feira (12/04), tem por objetivo qualificar a missão educativa marista, e vivenciar a gestão pastoral-pedagógica, por meio de palestras, rodas de conversa e trabalhos em grupo.

Na abertura do evento, o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, “chamou” os participantes para um momento “tempo de instituição”, convidando a todos para se apresentar e declarar o período em que está na instituição. Esta oportunidade foi propícia para interagir e reforçar que os colaboradores – muitos deles há mais de 10 anos na Província – acreditam na missão marista, e compactuam com os preceitos de São Marcelino Champagnat, de evangelizar por meio da educação.

Para o Ir. Wagner da Cruz, o Encontro favorece três dias de partilha de conhecimento, e a possibilidade de compartilhar temas que propiciam a melhoria das práticas escolares. “Estou na instituição há 23 anos, e procuro fazer uma escola melhor, para formarmos cidadãos éticos e conscientes, em prol de um país com mais oportunidades, igualdade e prosperidade. Reunir os gestores das unidades, em torno desta pauta, é também provocá-los a fazer desta escola um lugar de convivência, onde os estudantes possam encontrar cidadania, conhecimento e evangelização, para promoverem um mundo melhor”, declarou o vice-presidente.

Após a abertura do Encontro, o vice-provincial, Ir. Adalberto Amaral, e o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. José Augusto Júnior, proferiram a primeira palestra do evento. Com o tema Apelos do XXII Capítulo Geral em sintonia com a Igreja, o Brasil e o mundo, os Irmãos abordaram os aspectos desta assembleia, que aconteceu em Rionegro, na Colômbia, nos meses de setembro e outubro de 2017, e trouxeram para os participantes uma pouco da história do Capítulo Geral, que ocorre a cada oito anos, e é uma assembleia representativa de todo Instituto dos Irmãos Maristas.

De acordo com o Ir. Adalberto Amaral, “o XXII Capítulo Geral, para além dos temas tratados na ocasião, traz a Família Carismática Global como uma convergência entre o Instituto Marista, no mundo e no Brasil, e isso inclui a Província Marista Brasil Centro-Norte, que deve seguir as chamadas do Capítulo, de acordo com a atuação e característica de cada espaço”.

O Encontro Marista de Vice-Direção Educacional e Administrativa é promovido pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, e, durante os próximos dias, vai trazer diversos temas, relacionados a várias áreas, para discutir o papel da gestão pedagógica-pastoral na atuação das unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte.