Encenação Paixão de Cristo, no Colégio Marista Patamares – Foto: Ascom / Patamares

Ainda na semana, em que celebramos a Pascoela – período que se segue à Semana Santa, e termina em 8 de abril, Dia da Misericódia de Deus -, trouxemos para esta edição do Província Informa, as maneiras em que a Província Marista Brasil Centro-Norte celebrou a Páscoa e o seu prolongamento.

No Escritório Central, o provincial Ir. Ataide José de Lima reuniu, nesta semana, as equipes de todas as áreas e as convidou para continuar vivenciando os desejos  de Páscoa, de levarmos amor e esperança para onde quer que andemos. “Vamos ser farol de esperança no mundo; luz, onde a obscuridade tomou lugar, celebrando, sempre, o renascimento de Cristo, ”, afirmou o provincial.

No Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA), a intenção foi “dar” força para a mensagem de Jesus, em um espectáculo que uniu fé, arte e cultura. O Colégio promoveu a Encenação da Paixão de Cristo, reunindo estudantes dos cursos livres, colaboradores e educadores, com narrativas de textos bíblicos, mostrando a trajetória de Jesus – do batismo à ressurreição, transmitindo uma mensagem de reflexão e oração a todos os espectadores.

Já o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), mostrou aos alunos da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental o momento que inicia a Quaresma, com a celebração de cinzas, conduzida pelo Pe. Roberto Cavalli. Na ocasião, o padre traçou uma cruz com cinzas na testa de cada estudante, fazendo referência à conversão, ressaltando que do pó elas vieram e ao pó voltarão. Na unidade capixaba, Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha, a ideia foi relembrar o rito do Lava-pés, reproduzindo o gesto de Jesus, na Última Ceia, quando inclinou-se, diante dos seus discípulos, para lavar-lhes os pés. A celebração do Lava-pés reuniu a comunidade educativa, e foi presidida pelo Diácono Claudio Campelo.

*com informações dos colégios citados na matéria