Equipe provincial da Animação Vocacional – Foto: Ascom / PMBCN

Nesta semana, entre os dias 3 e 4 de abril, a equipe provincial da Animação Vocacional, da Província Marista Brasil Centro-Norte, se reuniu em Brasília (DF), para avaliar objetivos, programas e metas, apresentar o relatório do triênio 2016-2018, e traçar o planejamento da área para os próximos anos. Conduzida pelo coordenador da Animação Vocacional, do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Márcio Henrique Costa, a reunião contou com a participação dos coordenadores regionais, dos agentes vocacionais, dos analistas da área e do Setor e, também, de convidados da Coordenação de Evangelização e do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Durante o encontro, cada coordenador apresentou um pouco da realidade regional, e discorreu sobre as conquistas e desafios da Animação Vocacional nas áreas em que atuam. A reunião proporcionou também diálogo sobre as estratégias de atuação da área em parceria com o MChFM, e com a Coordenação de Evangelização, que apontou a Pastoral Juvenil Marista (PJM), e a Missão Marista de Solidariedade (MMS), como os projetos que fazem maior interface com a Animação Vocacional.

Também foi pauta da reunião, a Escola Vocacional da Região América Sul, que pretende ser um projeto para formação de Animadores Vocacionais Maristas, e já tem programação para os próximos três anos. Estão programadas as Escolas para 2019, 2020 e 2021, já com os eixos temáticos definidos, datas e locais de realização. O Grupo de Trabalho, formado para concretizar as ações da Região América Sul para a Animação Vocacional, se reunirá em maio, em Porto Alegre (RS), para tratar deste e de outros assuntos. O projeto Conexão Marista e os Núcleos de Animação Vocacional (NAV´s) também foram assuntos tratados no encontro, como uma oportunidade para avaliar as ações, o acompanhamento e a vivência do itinerário vocacional marista.

Para o coordenador da Animação Vocacional, Ir. Márcio Henrique Costa, “a importância desta reunião se resume na convergência dos assuntos tratados, reverberando em um planejamento estratégico para a Animação Vocacional, que compreenda a realidade em que vivemos e atuamos, considerando, a partir de agora, uma conexão mais global, com a chegada da Região América Sul”.