Foto: arquivo pessoal

“Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte” (Mt 5,14).

Sou Carlos Macedo Romeiro, natural de Cristópolis (BA), graduado em Filosofia e Teologia, e com pós-graduação em Juventudes e Gestão Educacional. Minha história na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) começou bem antes do início de minhas atividades como analista vocacional, no Escritório Central, em Brasília (DF).

No ano de 2006, conheci alguns Irmãos Maristas quando estudava Filosofia, no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG). Foi um período de muita interação com alguns Irmãos. Em 2010, comecei a estudar Teologia junto com o Ir. José Augusto Júnior e, com isso, houve uma aproximação e maior identificação com a espiritualidade e o carisma marista, pela maneira de ser dos Irmãos e em especial do Ir. Júnior, que fez o curso comigo, na mesma turma, por quatro anos. Já com o Ir. Márcio Henrique Costa, participei do Grupo de Animação Vocacional (GRAVO), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em Belo Horizonte.

Em novembro de 2013, morava em Belo Horizonte, e estava em busca de um trabalho, quando surgiu uma oportunidade em Brasília, como analista vocacional. Encaminhei meu currículo para analise, participei do processo seletivo e tive a graça de ser contemplado com a vaga. Foi algo providencial, porque eu já queria vir morar em Brasília e com um trabalho garantido, foi ótimo. Chegando ao Distrito Federal fui bem acolhido pela Comunidade Marista de Taguatinga e, de forma peculiar, pelo Ir. Márcio Henrique, que é o coordenador da Animação Vocacional Provincial. Essa acolhida se estendeu por uma semana, onde morei na comunidade, e foi um tempo significativo de convivência e aprendizado para iniciar bem as atividades.

Neste período em que estou trabalhando com os Irmãos tenho vivido momentos de muito aprendizado e crescimento humano, espiritual e intelectual. E cada vez mais tenho me identificado com o carisma e a espiritualidade marista. Gosto muito das tarefas que faço junto aos animadores vocacionais e também no acompanhamento dos vocacionados. É um trabalho que me ajuda a ser melhor, pois a cada dia tenho a oportunidade de estar junto aos vocacionados, contribuindo no processo de discernimento vocacional e que também me ajudam a viver a minha vocação, enquanto leigo.

Em 2016, estive em Roma para participar de uma formação para Animadores Vocacionais, do Instituto Marista; o curso teve duração de 38 dias. Participaram 50 pessoas de 27 países, formamos uma comunidade internacional. Foi uma experiência singular na minha vida, pois pude viver e conviver com os Irmãos e leigos de várias nações, línguas e culturas. Sou imensamente grato aos Irmãos da PMBCN por terem me oportunizado este tempo favorável de crescimento pessoal, formação sobre a animação vocacional e também de compreensão do Instituto, como uma família global. Foi uma experiência que marcou profundamente a minha vida.

No dia a dia, no Escritório Central, onde acontece a maior parte do meu trabalho, me relaciono com várias pessoas; somos o Setor de Vida Consagrada e Laicato. Me sinto muito bem entre os Irmãos e leigos e leigas neste espaço, na realização das atividades da Animação Vocacional. Temos uma dinâmica bem diversificada e eu gosto de trabalhar neste setor, pois aqui é o local onde estabelecemos as interações com os animadores vocacionais e os vocacionados, no desejo se ser útil no processo de acompanhar bem todos aqueles que nos procuram para um acompanhamento, tanto na perspectiva dos que desejam ser um Irmão Marista, quanto aos que querem ser leigos.

Sou muito agradecido a todos os Irmãos e aos leigos com os quais compartilho desta nobre missão de sermos presença significativa na vida de tantas pessoas e de maneira especial das crianças, adolescentes e jovens. Vejo que a Animação Vocacional, para além de um trabalho, é uma missão, pois lidamos com os sonhos dos jovens e muitos deles desejam ser acompanhados para melhor discernir sobre a própria vocação.

Por isso, a Animação Vocacional é fundamental para garantir a continuidade do carisma e da espiritualidade Marista no mundo. Somos chamados a ser luz no mundo porque: “Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim em um lugar apropriado onde ela brilha para iluminar a todos os que estão em casa” (Mt 5,14). Diante desta afirmação de Jesus, devemos ser “como uma família carismática global, farol de esperança neste mundo turbulento” (XXII CG).

Minha gratidão e estima a todos que vivem e convivem comigo, no cotidiano da vida, trabalhando em diversas frentes, mas tendo como horizonte a missão de tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido.

Carlos Macedo Romeiro

Analista da Animação Vocacional, do Setor de Vida Consagrada e Laicato / Província Marista Brasil Centro-Norte

Acesse todos os depoimentos