Começou hoje (23/03), e se estende até 25 de março, no Centro Social Marista Ir. Lourenço, em São Paulo (SP), o Encontro Interprovincial das Comissões das Juventudes, que tem por objetivo reunir os jovens representantes das Comissões das Juventudes, do Brasil Marista, para apresentar os respectivos planos de ação de cada Província, que irá nortear o trabalho das Comissões, para os próximos anos.
Nesta sexta-feira, a pauta do Encontro agrupou os jovens das Províncias Marista Brasil Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia em torno de uma roda de conversa, no qual foram abordadas as realidades juvenis de cada Província: dados, aspectos simbólicos, valores, dimensões social, evangelizadora e educacional, planejamentos das ações, dentre outros assuntos. Ainda hoje, as metodologias de trabalho, junto às adolescências e juventudes, serão discutidas entre os jovens de cada Comissão, como formas de protagonismo e ação da juventude.
Durante os próximos dias de evento, haverá a participação juvenil no Seminário da Campanha da Fraternidade 2018, visita ao Arsenal da Paz – um centro que acolhe, diariamente, pessoas que se encontram em dificuldade (povo em situação de rua), e diálogo com os Irmãos Maristas, da comunidade Ir. Lourenço. Ao final do Encontro, os jovens participarão da Escuta Ativa das Juventudes, no qual poderão revisar as Diretrizes da Pastoral Juvenil Marista (PJM), propor oportunidades de ações interprovinciais e dialogar sobre o Congresso Nacional da PJM.
De acordo com a analista da Pastoral das Juventudes, da Coordenação de Evangelização, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Nayraline Oliveira, este encontro é uma oportunidade para discutir e dialogar sobre as melhores práticas para a atuação da juventude marista, no Brasil e no mundo. “Um encontro como este engrandece e fortalece o trabalho das Comissões das Juventudes, pois possibilita elaborar ações conjuntas, considerando a diversidade de cada Província, mas levando em consideração que os sonhos, desejos e desafios são comuns a toda juventude marista”, declarou a analista.