Videoconferência de abertura da SPM 2018 – Foto: Ascom/PMBCN

Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que levantarei o mundo”. Foi com esta frase, atribuída ao pensador-cientista Arquimedes, que se deu a videoconferência de abertura da Semana Pastoral Marista 2018 (SPM), que reuniu, em 21 de fevereiro, as unidades socioeducacionais e o Escritório Central, em torno do processo de pensar e fazer a educação evangelizadora marista, a Escola em Pastoral.

A Semana Pastoral Marista 2018, promovida pelas Coordenações de Evangelização e Educação, da Superintendência de Missão, da Província Marista Brasil Centro-Norte, será realizada entre os dias 5 e 9 de março, e o tema escolhido para este ano foi Mova-se: o novo começo é agora.

Durante o evento de abertura da SPM, conduzido pelo coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Soares, foram abordadas as seguintes temáticas, que serão utilizadas no decorrer da Semana: subjetividade em movimento; infância e juventude em movimento; fé em movimento; educação em movimento; e evangelização em movimento. Todos estes temas estão incluídos no texto-base da SPM/2018, e se coadunam com o tema da campanha, Mova-se!

Além das temáticas desenvolvidas durante a videoconferência, houve apresentação das músicas da Semana, cantaroladas pela unidade de Montes Claros (MG), leitura da carta de Champagnat, e apresentação de dicas e orientações para serem aplicadas durante a Semana Pastoral Marista.

Para o coordenador de Evangelização, Paulo Soares, o tema deste ano faz referência ao movimento, às transformações, e para evangelizar e educar, é necessário acompanhar essas mudanças. “O nosso desejo para a Semana Pastoral Marista 2018, juntamente com as unidades socioeducacionais maristas, é que possamos mover o mundo com a Escola em Pastoral, seguindo os passos e a missão do fundador São Marcelino Champagnat, e isso tem que ser feito a partir de agora”, declarou o coordenador.