Símbolo do Momento Três Violetas – PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) inicia o ano com a videoconferência Momento Três Violetas, que reuniu os ex-alunos da Província Marista Brasil Centro-Norte, na última quinta-feira (22/02), com o objetivo de escutar as demandas dos jovens, e dialogar sobre a construção e estrutura do plano de ação 2018, para este Momento.

Durante o evento, promovido pela Coordenação de Evangelização, da Superintendência de Missão, os 26 ex-alunos que participaram do encontro, trouxeram as expectativas e os apelos para as próximas ações do grupo, que segue o itinerário da PJM, no processo evangelizador, dentro e fora das escolas e colégios.

Além das sugestões encaminhadas, a Coordenação de Evangelização, juntamente com os jovens, apresentou proposta para o arranjo de encontros regionais anuais, afim de manter a maior atuação do grupo, e também o acompanhamento das ações e atividades do Momento Três Violetas.

Para a analista da Pastoral das Juventudes, Nayraline Oliveira, este grupo de jovens representa para a Província a continuidade da missão evangelizadora proposta por São Marcelino Champagnat. “Os ex-alunos maristas, chamados de violetas – daí o nome do grupo, Momento Três Violetas -, depois que deixam as unidades maristas, após o 3º ano, do ensino médio, se agrupam e vão dar sequência à missão, levando o carisma marista para os projetos nos quais estão envolvidos. Por isso, são tão relevantes para nós, pois, apesar de deixarem de ser alunos, não deixam de ser maristas”, declarou.

Os próximos passos do Momento Três Violetas são o mapeamento – a partir da aplicação de uma pesquisa junto aos jovens participantes – sobre a estrutura e o acompanhamento dos grupos que compõem o Momento, e, posteriormente, a aplicação de um roteiro metodológico, até o mês de agosto, quando acontece o Festival Provincial das Juventudes. Os resultados destas atividades irão compor o Plano de Ação do grupo, para 2018.

Ao final da videoconferência, formou-se uma comissão com os jovens que irá contribuir na elaboração do instrumental de pesquisa, e dos roteiros metodológicos, para nortear as próximas ações do Momento Três Violetas.