A Missão Marista de Solidariedade (MMS) já tem o tema e o lema para 2018. Em sintonia com a chamada do XXII Capítulo Geral, o tema da MMS é Globalizar a Esperança, e a frase do lema, atribuída a Santo Agostinho, diz: A esperança tem duas filhas – a indignação e a coragem.

Foi com esta temática que o Grupo de Trabalho da MMS (GT/MMS) se reuniu, em 31 de janeiro, para definir e dialogar sobre a estrutura da Missão para 2018, os roteiros que orientarão os pastoralistas e missionários, os procedimentos fornecidos pelo Comitê de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes, e para avaliar os resultados da MMS até aqui, e o que pode ser melhorado.

A Missão Marista de Solidariedade, acompanhada pela Coordenação de Evangelização, da Superintendência de Missão, está prevista para começar em março, e deverá se estender até dezembro, com a participação de todas as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que, a cada ano, se mobilizam para ir ao encontro das comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social, no intuito de oferecer programas educativos e preventivos, além de momentos de lazer, espiritualidade, celebrações eucarísticas, rodas de conversa e capacitação profissional.

De acordo com o analista da Coordenação de Evangelização, Gustavo Ornelas, a Missão Marista de Solidariedade representa uma oportunidade para “romper” os muros da escola, e ir ao encontro do outro, nas mais diferentes situações onde ele se encontra. “A MMS 2018 já está em pleno andamento. Em breve, receberemos das unidades as datas e locais de atuação de cada uma delas, que deverão seguir os roteiros orientativos, e se planejar de acordo com o tema e o lema da Missão. É um trabalho missionário e educativo, que cultiva a cultura da solidariedade e do encontro, transformando a realidade de quem recebe a Missão, e também de quem a oferece”, afirmou Gustavo.

O GT/MMS é formado por: Gustavo Ornelas; Aparecida Vieira, da Coordenação de Pastoral, do Colégio Marista São José – Montes Claros (MG); Francisca Camila, assistente social, da Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE); Marcelo Barros, agente de Pastoral, do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa (PB); e Rodolfo Bernardino, coordenador de Pastoral, do Colégio N. S. Penha, de Vila Velha (ES).