Com o tema Um novo La Valla, começa, em 17 de dezembro, o Retiro Provincial Marista, que vai reunir 46 participantes, dentre os quais nove leigos e leigas, no Recanto Marista (Remar), em Ribeirão das Neves (MG). O Retiro, que se estende até 23 de dezembro, pretende ser espaço para Irmãos e leigos vivenciarem um momento de vida em família, e de um contato mais próximo com Deus. O segundo grupo do Retiro, composto por 39 pessoas (neste caso, não há a participação de leigos e leigas), se reunirá no município paraibano de Lagoa Seca, entre os dias 7 e 13 de janeiro, de 2018.
Promovido pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), o Retiro Provincial Marista, para ambos os grupos, terá como subsídios, em sua programação, os apelos ou desafios do XXII Capítulo Geral, que se estruturam da seguinte forma: 1) Família carismática global, farol de esperança neste mundo turbulento; 2) Ser o rosto e as mãos de tua terna misericórdia; 3) Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes; 4) Para caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida; 5) Responder com audácia às necessidades emergentes.
A programação do Retiro inclui momentos de oração contemplativa, leituras bíblicas, reflexões e orientações sobre temas relacionados à chamadas do XXII Capítulo Geral, períodos motivacionais para orações, além de proporcionar aos Irmãos e leigos oportunidades de agradecimento, com a Eucaristia. No Retiro Provincial haverá, também, a celebração de renovação de votos e, somente no Remar, a primeira profissão dos noviços, Ir. Carlos Alexandre Maraes e Ir. José Valter Mendes.
Para o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. José Augusto Júnior, o Retiro Provincial Marista representa um momento de integração entre Irmãos, leigos e leigas, para refletir sobre “um novo começo”, uma chance de renovar o compromisso de levar adiante o legado de São Marcelino Champagnat. “Vivemos a chamada do XXII Capítulo Geral, e esperamos que o Retiro seja espaço para discernirmos sobre os apelos ou desafios do Capítulo, e para mantermos viva a fidelidade, à inspiração de Champagnat”, declarou.
O Retiro Provincial Marista acontece, anualmente, e reúne Irmãos, leigos e leigas para um tempo de comunhão, crescimento vocacional, e de comprometimento com a missão do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.