Cartaz - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Imagem: cartaz – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 

A Igreja do Brasil iniciou, oficialmente, em 26 de novembro, no dia da festa de Cristo Rei, o Ano Nacional do Laicato, que tem por objetivo motivar a maior participação dos leigos e leigas na vida da Igreja e da sociedade. Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”, e o lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14), as comemorações do Ano Nacional do Laicato se estendem até 25 de novembro de 2018.

O Brasil Marista, em consonância com as diretrizes do XXII Capítulo Geral – que    valorizou a importância da vocação laical, ao acolher o documento Ser Leigo Marista -, chama as Províncias Maristas do Brasil a vivenciarem este ano dedicado ao Laicato, celebrando-o em suas ações e projetos, de acordo com as orientações preparadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As orientações metodológicas, que têm o propósito de dinamizar o estudo e a prática do Documento 105, da CNBB – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade -, estão organizadas em quatro eixos: 1) eventos; 2) comunicação, catequese e celebração; 3) seminários temáticos; 4) e publicações. Cada temática traz em seu escopo vários tópicos com sugestões de ações para serem desenvolvidas durante as comemorações do Ano Nacional do Laicato.

Além das propostas descritas acima, a CNBB ainda disponibiliza documentos como uma oração especial para a ocasião, sugestões de atividades e ações para serem desenvolvidas durante o ano, e os legados para os âmbitos da sociedade e da comunidade eclesial, que serão os frutos da mobilização das ações dos cristãos leigos e leigas, e de toda a Igreja, após a realização do Ano Laical.

As orientações, bem como os documentos propostos, estão disponíveis no site da CNBB – https://www.edicoescnbb.com.br/, que, também, dispõe de cartazes, apostilas formativas, roteiros celebrativos, dentre outros materiais, que podem ajudar nas atividades das comunidades que queiram celebrar o ano dedicado ao Laicato.

*com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar