Capa: Luiz Lima

Organizado pelo Ir. Maicon Donizete Silva, formador no Postulantado, em Fortaleza (CE), e produzido pelos Postulantes, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), o livro Escrevendo um novo começo é um compilado de artigos sobre a vida marista e a história do fundador São Marcelino Champagnat, que aborda diversos temas ligados ao carisma e à missão marista no mundo.

Dividido em cinco capítulos-artigos, além da apresentação e das considerações finais, o livro é fruto de um laborioso exercício de pesquisa, leitura e escrita realizado pelos autores, fazendo uma conexão entre o ontem e o hoje, para atualizar o legado do Instituto Marista, que está em celebração pelo seu bicentenário.

O primeiro artigo, escrito pelo postulante Antônio Lima, fala sobre a vida e o testemunho de santidade do Irmão Basílio Rueda, um dos pilares do Instituto Marista, no último século. Em seguida, Jefferson Bonomo escreve sobre “Os pobres no coração de Marcelino Champagnat: que lugar ocupam os pobres no Instituto de Marcelino Champagnat?”. Jhony Joner reflete a partir do tema “Educação transformadora e a experiência educativa marista”, no qual resgata a função social da educação na formação humana e o papel da missão educativa marista no mundo de hoje.

No próximo texto, Luiz Lima nos apresenta a dimensão catequética como um dos elementos fundamentais da missão, com o seu artigo “Preciso de Irmãos catequistas! Como Champagnat faria esta afirmação hoje?”. Para finalizar, a obra traz a resenha de Raimundo Aquino, que trata da missão marista enraizada na região Norte do Brasil, intitulada “A fundação da Província Sul-Amazônia e os Irmãos precursores da missão marista na região amazônica”.

Para o organizador da obra, Ir. Maicon Donizete Silva, a leitura dos artigos pretende abrir espaços de reflexão e aprendizado que demonstrem o quanto o Instituto Marista tem a contribuir com a missão da Igreja, nos dias atuais. “O trabalho contribui, cientificamente, para diversas áreas do saber; seja no âmbito religioso, cultural ou educacional. Este livro é uma oportunidade para educadores, curiosos e outros públicos obterem informações com os jovens que escreveram e escrevem o futuro da instituição com subsídios acadêmicos”, finalizou.

O livro Escrevendo um novo começo está disponível para leitura gratuita no site Vida Marista. Acesse e conheça as histórias do Instituto, que completa 200 anos de carisma e missão: