Irmãos Formadores reunidos

Irmãos formadores reunidos

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) reuniu, na Casa Provincial, em Brasília (DF), entre os dias 3 e 5 de novembro, os Irmãos formadores que atuam nas casas do pré-Postulado, Postulado, Noviciado e Juniorato para a Reunião de Formadores, um encontro de atualização e preparação contínua para o desempenho da função.

O objetivo da reunião é partilhar o trabalho formativo e questões relativas ao dia a dia das casas de formação, bem como propiciar momentos de oração e estudo para os formadores, sobre os cenários e perspectivas do Instituto Marista, da Região América Sul e do Brasil.

No primeiro dia do encontro, promovido pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, da PMBCN, o provincial, Ir. Ataide José de Lima, destacou a importância do grupo, e o relevante serviço que proporciona para a vitalidade da missão marista. “Desejo que a reunião seja espaço para revitalizar a vocação e a missão, e também para contribuir com a reflexão sobre as perspectivas e futuro da formação na Província”, afirmou. E provocou os Irmãos formadores, questionando: “O que podemos fazer de diferente para atualizar e melhorar o processo formativo?”.

O segundo dia de atividades começou com os trabalhos de partilha da Coordenação de Animação Vocacional, seguidos das apresentações das Comunidades Formativas do Postulado, Juniorato Champagnat e do Noviciado Regional América Sul. No domingo (5/11), último dia do evento, Ir. Rubens Falqueto expôs os trabalhos e reflexões sobre o pré-Noviciado, na Região América Sul, e o ecônomo provincial, Ir. Renato Silva, apresentou a organização da rede de Economatos na Região.

Para o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. José Augusto Júnior, o espírito fraterno e o comprometimento dos Irmãos formadores garantiu um clima propício para partilhar a situação nas casas de formação. “Nos alegramos com o caminho percorrido ao longo deste ano e, ao mesmo tempo, nos inquietamos com os desafios apresentados”, declarou.

A Reunião de Formadores acontece anualmente e sua importância está descrita nas Constituições do Instituto Marista: “Os Irmãos formadores, particularmente o Mestre dos noviços, serão homens de oração, experientes no discernimento espiritual e preparados para a formação dos jovens à vida marista” (C.108)