Representantes do Conselho Provincial, da Sup. de Missão e da Comissão Provincial de Juventudes (Foto: Ascom)

Representantes do Conselho Provincial, da Superintendência de Missão e da Comissão Provincial de Juventudes (Foto: Ascom)

A primeira Comissão Provincial de Juventudes, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), se reuniu nesta semana, entre os dias 6 e 8 de novembro, na Casa Provincial, em Brasília (DF), para discutir a participação na Assembleia Provincial de Juventudes e seus ecos, e também para elaborar o Plano de Ação 2018, que irá nortear os trabalhos da Comissão, pelos próximos três anos de mandato.

O destaque do encontro se deu com a participação da Comissão na reunião do Conselho Provincial, que abriu espaço aos jovens para expressarem seus desejos em busca de uma educação cada vez mais integralizada e humana e, também, para apontar as necessidades educacionais e de evangelização que percebem nas unidades da Província. O provincial, Ir. Ataide José de Lima, considerou o momento histórico, pois foi a primeira vez que o Conselho recebeu estudantes em suas reuniões. “Avalio esta ocasião como um novo começo, na qual os jovens maristas nos trazem percepções de como educar e evangelizar para um futuro melhor. Estamos de mãos dadas com os jovens nesta caminhada”, afirmou.

Para a integrante da Comissão, Alice Azevedo, do Colégio Marista Patamares (Salvador/BA), representar as unidades da Província é trazer os sonhos e as esperanças de mais 35.000 pessoas, entre alunos e docentes, para uma educação com mais qualidade, integrando todos os ambientes escolares.

Além do encontro com o Conselho, os integrantes da Comissão dialogaram com a Gerência Socioeducacional, mapearam os trabalhos com os jovens da Província, discutiram as estratégias para o plano de 2018, bem como os resultados da participação na Assembleia Provincial de Juventudes.

A reunião foi promovida pela Superintendência de Missão, organizada pela Coordenação de Evangelização, e teve a participação dos oito titulares: Alice Azevedo – Colégio Marista Patamares (Salvador/BA); Beatriz Lima – Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha (Vila Velha/ES); Erik Freitas – Colégio Marista Aracati (CE), João Gabriel Rangel – Colégio Marista Natal (RN); Luana Cavalcanti – Colégio Marista Dom Silvério (Belo Horizonte/MG); Milena Silva – Colégio Marista Palmas (TO); Victor Barros – Colégio Marista Champagnat (Taguatinga/DF); e Vinícius Facure – Colégio Marista Diocesano (Uberaba/MG).