O tema da Conferência será: “Crianças em movimento, direitos sem fronteiras”. (Foto: Casa Geral/Roma)

O tema da Conferência será: “Crianças em movimento, direitos sem fronteiras” (Foto: Casa Geral/Roma)

A Fundação Marista para a Solidariedade Internacional (FMSI), promove em 20 de novembro, às 10h, na Câmara dos Deputados da Itália, a Conferência sobre os Direitos de Crianças. A atividade, marcada para celebrar os 10 anos da instituição, tem por objetivo criar consciência sobre o direito à educação das crianças migrantes.

Entre os palestrantes da conferência, que tem como título “Crianças em movimento, direitos sem fronteiras”, estarão representantes de Save the Children, FOCSIV, Serviço Jesuíta a Refugiados, Cruz Vermelha e Terre des Hommes. Contará, ainda, com a presença do Ir. Georges Sabe, dos “Maristas Azuis”, grupo que cuida das crianças deslocadas em Alepo, quando dará depoimento sobre seu trabalho na Síria.

Segundo dados das Nações Unidas, em 2015, havia mais de 244 milhões de migrantes no mundo. Hoje, entre os migrantes, existe 21 milhões de refugiados, três milhões de pessoas que pedem asilo, e mais de 40 milhões de deslocados dentro do próprio país. Atualmente a comunidade internacional tenta negociar um pacto mundial para fazer com que a migração ocorra de maneira segura e ordenada.

Os participantes poderão também visitar uma exposição fotográfica na Galeria Alberto Sordi, de 19 de novembro a 2 de dezembro. Serão expostas 16 fotografias selecionadas através de um concurso aberto à participação de crianças e jovens das escolas de todo o mundo sobre o tema “Crianças em Movimento”.

A Fundação Marista para a Solidariedade Internacional foi criada com um propósito: tornar o mundo um lugar melhor para crianças e jovens. Inspirado pelo carisma de São Marcelino Champagnat e promovido pela Congregação das Escolas dos Irmãos Maristas, a FMSI está envolvida há mais de dez anos no campo da solidariedade internacional. Foi oficialmente estabelecido em Roma em 2007 como uma base reconhecida e adquiriu o status de uma organização sem fins lucrativos de utilidade social.

Fonte: champagnat.org