Anna Ewellin, Ana Caroline Dias e Edigar Barraqui (Foto: Anna Ewellin)

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio da Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha – Vila Velha (ES), participou nesta semana – 26 e 27 de outubro -, no Rio de Janeiro, do seminário Experiências de Participação Cidadã, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE), e a organização não-governamental, Cintercoop.

No encontro, as duas estudantes que representaram a Escola – Anna Ewellin e Ana Caroline Dias, acompanhadas do coordenador de pastoral da unidade, Edigar Barraqui – tiveram a oportunidade de compartilhar experiências de educação cidadã, de formação política e mobilização social de adolescentes e jovens, voltados para a consolidação dos direitos humanos e fortalecimento da democracia.

As metodologias utilizadas, durante o seminário, consistiram em mesas de diálogos e oficinas de compartilhamento de experiências e sistematização de práticas sociais inspiradoras, além de palestras e debates interativos. As oficinas abordaram temas como a participação eleitoral e a importância do voto aos 16 anos; a cidadania no cinema; ativismo digital e redes de adolescentes e jovens; esporte seguro e inclusivo; comunicação e cultura; e teatro inclusivo.

Para o coordenador de pastoral, Edigar Barraqui, o seminário é uma oportunidade para reacender a esperança e para fazer uma opção clara, firme e decidida pela vida dos adolescentes e jovens mais pobres. “É preciso dar abertura a estes jovens, para que sejam protagonistas da transformação social e política que desejam para o país e para a realidade onde vivem”, declarou. E finalizou afirmando que “precisamos ser profetas da dignidade humana e da esperança”.

O encontro reuniu professores, estudantes, agentes públicos, técnicos e profissionais de diversas áreas, e várias Redes de Adolescentes: Juventude Indígena, Adolescentes Negros e Negras, Rede Vivendo com HIV/Aids, Empoderamento de Meninas, Juventude Unida pela Amazônia, Rede de Adolescentes e Jovens LGBT, Adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos, Adolescentes e Jovens com Deficiências, Adolescentes da Plataforma do Seminário, dentre outras.

Representando o Brasil Marista, além da PMBCN, estiveram presentes estudantes das Províncias Sul-Amazônia (PMBSA) e Centro-Sul (PMBCS) – todas, a convite do Unicef.