Entre os dias 24 e 25 de outubro, foi realizado no Centro de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia (DF), o VI Fórum de Administração e Finanças da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que teve por objetivo alinhar a gestão e a missão dos gestores administrativos das unidades socioeducacionais, com as diretrizes estratégicas da instituição, frente ao mercado educacional, aos desafios institucionais e à crise econômica.
No primeiro dia do encontro, os participantes – vice-diretores administrativos, assessores e coordenadores administrativos – foram acolhidos pelo vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, que falou sobre os desafios contemporâneos na gestão das unidades socioeducacionais, e a importância de discutir o tema.
Para ele, o Fórum é uma oportunidade de dialogar e debater as demandas para as próximas gestões, a fim de estabelecer diretrizes e parâmetros para que a Província tenha um crescimento sustentável e exequível. “Este evento propicia subsídios – por meio de palestras, diálogos, debates e dinâmicas – para que os gestores promovam boas práticas com metodologias adequadas, alinhadas com as orientações de toda a instituição”, declarou.
Ainda na abertura do evento, o ecônomo provincial, Ir. Renato Silva, discorreu sobre os resultados econômico-financeiros da Região América Sul, e a dirigente da Superintendência de Missão, Manuela Suassuna, falou aos gestores sobre as metas e indicadores para 2018. “Os indicadores – educacionais, administrativos e financeiros, de evangelização e de comunicação – devem estar alinhados e se conectarem entre si, para que a gestão esteja a serviço da missão”, afirmou Manuela.
O encontro seguiu com apresentações de palestras, que versaram sobre os seguintes temas: gestão financeira, cobranças e inadimplências, sistemas estratégicos, plano de contingência, fornecedores e suprimentos, custos com pessoal, questões jurídicas e de comunicação. As temáticas foram debatidas e envolvidas em dinâmicas para participação e adesão dos participantes.
Ao final do evento, o provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Ataide José de Lima, tomou a palavra e falou aos presentes. “Peço a vocês, no trabalho como gestores, que mirem a figura de Maria, ela nos inspira a continuar a caminhada. Conheçam sobre a filosofia da instituição – Champagnat era homem de fé, e também foi administrador; quando tinha convicção de que algo era para o bem da juventude, ele empreendia – e assim construiu um sonho”, ressaltou.