Imagens simbólicas dos Apelos do Capítulo (Foto: Casa Geral)

Encerrou-se na última sexta-feira (20/10), em Rionegro, na Colômbia, o XXII Capítulo Geral, assembleia representativa que reúne os Irmãos de todas as Províncias do Instituto Marista, para debater e dialogar sobre os rumos da instituição para os próximos anos. O Província Informa dedicou cinco edições da publicação – desde o nº 203 – para divulgar as principais notícias deste encontro, que é tão significativo e importante para a instituição. Nesta edição, o Informativo traz as últimas novidades do evento, que recebeu a visita do superior-geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Irmãos de La Salle), apresentou proposta gráfica para os Apelos do Capítulo, e está concluindo as votações das constituições e estatutos.

Visitas Lassalistas – o superior-geral dos Irmãos de La Salle, Ir. Robert Schieler, visitou os capitulares nesta semana e falou do desejo de que a colaboração entre as duas congregações continue crescendo, acenando a um eventual projeto comum na Amazônia. “A cooperação intercongregacional é um desafio e deveria ser mais frequente, principalmente entre congregações que têm carismas próximos”, declarou. O superior-geral estava acompanhado do conselheiro para a América Latina, Ir. Paulo Petry.

Imagens simbólicas – durante todo o Capítulo, os participantes foram provocados a desenhar o que Deus quer que os Maristas façam. Com base nestes desenhos, o Ir. Tony Leon apresentou proposta gráfica, com imagens simbólicas, que representam os cinco Apelos do Capítulo. Cada imagem tem uma sugestão, e todas foram desenhadas em caixas, simbolizando os diversos momentos e ambientes do Capítulo.

Constituições e estatutos – os capitulares se dedicam à conclusão dos votos dos artigos das constituições e estatutos. É um trabalho intenso, mas que abrange o diálogo contemplativo feito nos últimos dias, sobre os próximos passos da instituição para o próximo governo.