Partilha, amor, alegria e esperança para um novo começo. Estas são algumas palavras que definem o 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (CNPJM), realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 12 e 15 de outubro. O encontro, que reuniu cerca de 450 pessoas, dentre as quais pastoralistas, jovens integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e voluntários, teve como objetivo celebrar a caminhada da PJM, com momentos de oração, partilha, estudos e reflexões.
O resultado dos quatro dias de evento foi compilado em um documento com propostas de gestos concretos para mudar o mundo, seguindo a ideia do papa Francisco “de sermos a Igreja em saída, rumo às periferias existenciais”. A declaração trouxe seis eixos: engajamento sociopolítico; a construção da cultura da solidariedade; a diversidade; o cuidado com a Casa Comum; a atuação da PJM na Igreja e o lugar da pastoral no Instituto Marista.
Para o secretário executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL), Ir. Natalino de Souza, os jovens devem pensar e executar gestos reais para melhorar o mundo. “É a juventude que construirá nossos próximos 100 anos, por isso é essencial agirmos para mostrar que já estamos neste novo começo”, declarou.
Além dos temas debatidos e dialogados no Congresso, os jovens também participaram de atividade de imersão em 20 instituições, de Porto Alegre e da região metropolitana, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas como saúde, educação e assistência social. A ação teve como finalidade proporcionar uma experiência de fé na prática, por meio da vivência da espiritualidade, da partilha e do envolvimento direto com a realidade social. Nesta atividade, os participantes interagiram com as pessoas, atendidas por essas instituições, mediante brincadeiras, práticas esportivas, dentre outras iniciativas.
O Congresso da PJM é promovido pela UMBRASIL, em comunhão com as Províncias Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Centro-Sul (PMBCS) e Sul-Amazônia (PMBSA).
Com informações da União Marista do Brasil (UMBRASIL)