Videoconferência de Formação dos Irmãos (Foto: Ascom)

Nesta semana (3/10), foi realizada a videoconferência formativa do Irmãos, que além de trabalhar o tema missão, envelhecimento humano e vida religiosa, homenageou quatro Irmãos maristas que “fizeram” a Páscoa, neste ano: Irmãos Antônio Aguiar, Baptista Santos, Salatiel Amaral e Orlando Lima.

Promovida pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte, a videoconferência de Formação dos Irmãos foi conduzida pelo coordenador da Animação Vocacional, Ir. Márcio Henrique Costa, com a assessoria do diretor da Escola Marista Champagnat de Teresina (PI), Ir. Alexandre Lôbo.

Na reflexão dos assuntos, os Irmãos Márcio e Alexandre provocaram o grupo, composto pelos Irmãos maristas, com questões sobre missão, envelhecimento e vida religiosa, nas dimensões pragmáticas, psicológicas e da congregação. Dentro de cada tema, foram apresentados tópicos como vocação, testemunho, vida em comunidade, compromisso e identidade marista. O diálogo procurou mostrar como os Irmãos trabalham em cada eixo no presente, para refletir um futuro em que se possa olhar para trás e ver que a história e a experiência, de cada um, podem ser uma fonte transformadora na hora de bem envelhecer e de se reconhecer idoso.

Outra dinâmica da Formação foi o momento em que os finados Irmãos foram homenageados, cada um, por um integrante – Irmão ou leigo – da Província. Neste exercício, os participantes comentaram uma particularidade de cada Irmão, e como suas vidas foram afetadas por estarem ao lado deles, em algum momento da caminhada.

A Formação dos Irmãos é realizada a cada dois meses, e o próximo encontro será em 21 de novembro, com o tema Bicentenário Marista: uma nova aurora, um novo começo.

Direto da Colômbia – XXII Capítulo Geral

Durante a videoconferência, o novo superior-geral do Instituto Marista, o mexicano Ir. Ernesto Sánchez, que acabara de ser eleito, no XXII Capítulo Geral, deixou uma mensagem aos participantes: “Estou muito contente com o novo serviço que o Senhor me encarregou. Faço de coração, porque todos estão comigo, e sei que somos uma equipe”.

Também, durante a Formação, o provincial Ir. Ataide José de Lima, e o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. José Augusto Junior, se pronunciaram, direto da sala capitular, para celebrar e fazer memória aos Irmãos falecidos, e afirmar que eles são “colunas do Instituto”, e que muito significaram para a caminhada marista.