Entre os dias 12 e 15 de outubro, o Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre (RS), recebe o 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (CNPJM). Organizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), em comunhão com as Províncias Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Centro-Sul (PMBCS), e Sul-Amazônia (PMBSA), o evento reunirá cerca de 450 jovens maristas em momentos de estudo e integração. A programação conta com debates sobre pensamento crítico em relação aos processos sociais e políticas públicas para as juventudes, palestras, painéis e as chamadas saídas de imersão – momentos nos quais os participantes visitam instituições que promovem trabalho social em áreas como saúde, educação e assistência social.
Além de vivenciar a mística e compartilhar ideias que contribuem para a formação de adolescentes e jovens, o Congresso celebra a atuação da Pastoral Juvenil Marista (PJM), que promove a evangelização de adolescentes. Há 12 anos, no Brasil Marista, a PJM é espaço onde se experiencia a formação de lideranças por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da solidariedade. É também ambiente para os jovens vivenciarem a espiritualidade de forma mais aprofundada.
Para Nayraline Oliveira, da Coordenação de Evangelização, da Superintendência de Missão, que está no Congresso, representando a Província Marista Brasil Centro-Norte, o encontro reunirá as diversas juventudes do Brasil Marista, e será momento para celebrar a caminhada da Pastoral, tendo como fundamentação os 12 anos do lançamento das diretrizes nacionais da PJM, e os 10 anos da Pastoral, da PMBCN. “Os jovens estão chegando para este evento cheios de esperanças e alegrias, para partilhar a vida, as vivências, e o que eles trazem de bagagem das unidades”, afirmou.
“Esperamos que este encontro possa nos trazer metodologias, símbolos e signos que nos ajudem a rever as diretrizes e os processos nacionais da PJM, e a pensar na revitalização que queremos a partir de agora, para potencializar o que já temos e o que já somos na vida desta juventude. Será uma oportunidade de aprendizado na vida dos jovens e dos colaboradores e leigos maristas”, finalizou a analista de pastoral, Nayraline.