Os Irmãos Ernesto Sánchez e Luis Carlos Gutiérrez ladeados pelos Irmãos Emili Turú e Seán Sammom (Foto: Casa Geral)

Na última terça-feira (3/10), em Rionegro, na Colômbia, durante o XXII Capítulo Geral, foram eleitos os novos superior-geral e vigário-geral do Instituto Marista, que irão liderar a instituição pelos próximos anos. Os Irmãos Ernesto Sánchez, da Província México Ocidental, o novo superior-geral, e Luis Carlos Gutiérrez Blanco, o vigário-geral, assumiram os recentes cargos em meio a uma celebração cheia de significados: oração matutina-mariana, momento de contemplação e discernimento, “o tocar do sino”, a procissão até a capela, e os agradecimentos por aceitarem, com alegria, a vocação recebida.

No momento em que foi eleito, o Ir. Ernesto Sánchez, agradeceu a confiança, disse estar animado para começar a “aventura” do novo La Valla, e deseja estar amparado pela Boa Mãe, durante os próximos anos em que estará à frente do Instituto. Ele lembrou, também, o que a mãe lhe disse, há 39 anos, quando saiu de casa para o Postulantado: “Vou te encomendar a Maria”, recordou, emocionado.

Conheça os Irmãos eleitos:

Irmão Ernesto Sánchez (superior-geral)

Nasceu na cidade mexicana de Guadalajara, em 1961. Foi aluno marista do pré-primário ao pré-vestibular; entrou no Postulado aos 17 anos. Cursou licenciatura em Ciências religiosas e Matemática. Em Roma, completou a licenciatura em Pastoral Vocacional, e fez mestrado. Foi diretor do Postulado, por quatro anos e, em seguida, foi chamado à Administração Geral, onde foi secretário das Comissões de Vida Religiosa e da Pastoral Vocacional, e diretor do Secretariado das vocações. Em 2008, assumiu como superior da Província. E, de 2009 a 2016, foi conselheiro geral do Instituto.

Irmão Luis Carlos Gutiérrez Blanco (vigário-geral)

Nasceu em 1967, na Espanha. Fez os primeiros votos no Instituto em 1986, em Palencia e, em seguida, transferiu-se para Guatemala, tendo feito a profissão perpétua em 1992. É licenciado em Teologia, mestre em Administração e Supervisão Educativa, e doutor em Educação. É membro da Comissão de Missão e Subcomissão de Educação, da Conferência Interamericana de Provinciais, da qual é coordenador do Conselho Permanente.