Santos maristas (Foto: Casa Geral)

Ilustração – Santos Maristas (Foto: Casa Geral)

O Instituto Marista celebra,  em outubro,  o mês dos mártires,  pessoas de fé que dedicaram a vida em defesa de ideais  sociais e cristãos.  O período  é  importante para a instituição, que já soma o total de 204 testemunhas, das quais 203 são de Irmãos e uma do postulante chinês Paulo Chen. O primeiro marista assassinado por razões de fé foi o francês, Ir. Jacinto, em 1847, nas Ilhas Salomão do Sul, onde era missionário. Jacinto pertenceu à geração ainda formada por Champagnat.

A Espanha é o país com o maior número de mártires maristas, com o total de 175 Irmãos. Os martírios mais recentes ocorreram na década de 1990, na América Central e na África,  onde 12 Irmãos  foram assassinados.  Na América  Central, representada pela Guatemala, tivemos um mártir. A África contabilizou o maior número:  Argélia (1),  Ruanda (6), e  República Democrática do Congo (4).

Ainda no mês de outubro, dia 15, o Papa Francisco canonizará alguns mártires na Basílica de São Pedro. Apesar de, nesta ocasião, não ter Irmãos maristas na lista dos que serão canonizados, já existem 115 candidatos, beatificados em 2007 e 2013. Na ocasião, serão canonizadas 30 pessoas do Brasil, martirizadas em 1645, em Cunhaú e Uruaçu, no estado do Rio Grande do Norte. O martírio se deu no contexto das invasões holandesas no Nordeste do país. Beatificados no ano 2000, eles foram chamados pelo papa João Paulo II de “protomártires do Brasil”, ou seja, os primeiros mártires de nossa terra.

A memória dos mártires não pode ser esquecida, pois ela atualiza as causas pelas quais eles deram a vida – que são as mesmas de Jesus e de Champagnat.

E nas palavras do grande Mestre “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (cf. Jo 15,13)

Você sabe o que é um mártir?

Assim como para toda a Igreja, também para a vida religiosa “o martírio é estimado como exímio dom e suprema prova de caridade” (LG, 42).

O século XX foi marcado por intensa perseguição à Igreja em muitos lugares do mundo. São contados aos milhares os cristãos que sofreram hostilidades de todos os tipos e, por fim, a morte em consequência de sua fé.

A palavra mártir tem origem grega e significa “testemunha”. Um mártir é, em contexto cristão, uma pessoa que testemunha a verdade de Cristo e de seu Evangelho. Dá-se o título de mártir a alguém que sofreu perseguição, violência  e morte por  causa da fé em Jesus e sua pertença à Igreja. São os chamados “mártires da fé”.

Hoje também se considera mártires aqueles que, na defesa da justiça e  de outros  valores  cristãos,   foram feridos de morte.  (Ir. Rafael Ferreira Júnior, do Centro de Estudos Maristas – CEM)

Mártires cristãos de destaque

Martinho Lutero / Thomas Cranmer  / John Huss  Estevão (Santo Estevão) /  Bartolomeu / Tiago, o maior / Barnabé / Pedro / João / Paulo

(Fonte: livro História dos Mártires – John Fox)