Processos Capitulares (Foto: Casa Geral)

Processos Capitulares (Foto: Casa Geral)

 

Em 22 dias de trabalho, os capitulares vivenciaram inúmeras experiências internas e externas ao Instituto, durante o XXII Capítulo Geral, que acontece em Rionegro, na Colômbia. Na última semana, os participantes foram desafiados a pensar no chamado de Deus para um futuro próximo, e se solidarizaram com a irmandade mexicana, que teve suas obras maristas devastadas pelos terremotos, nos últimos dias.

Um novo processo – Convidados pelo facilitador do Capítulo, Matthieu Daum, os capitulares participaram de uma dinâmica repleta de significado. O Processo U os convidou a refletir sobre um futuro emergente, e as mudanças que, inevitavelmente, virão com ele. Foi um momento de contemplação de como o mundo se comportará daqui a 10 ou 15 anos, e quem seremos neste mundo. Neste contexto, os capitulares foram provocados a responder a seguinte pergunta: o que Deus está pedindo para fazermos e sermos no futuro? Para entender o Processo U, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nw7fwNUZBx4&feature=youtu.be

Os quatro elementos – As respostas iniciais para essa pergunta, provocada pelo Processo U, foram sintetizadas, pelos capitulares, em quatro linhas de ação: 1) Deus nos chama para uma vida de plenitude e a deixar a comodidade para viver no mundo emergente; 2) Imaginar um novo paradigma para sermos uma família global de Irmãos e Irmãs; 3) Repensar o nosso estilo de vida como Irmãos, a partir de uma espiritualidade de coração; 4) Ser profetas da dignidade humana, por meio de presença significativa e criativa diante das necessidades emergentes das crianças e jovens.

No México, obras Maristas afetadas – Os terremotos que assolaram o México, neste mês, afetaram as obras Maristas, da Província México Central, que ficam na cidade de Ixaltepec, no sul do país. “Essa obra foi afetada em tudo, na prática ficou inutilizada e deverá ser demolida, como também a casa dos Irmãos e o internato que faz parte dela”, afirmou o Ir. Luis Felipe Ruiz, da Província mexicana. A instituição já está tomando as providências necessárias para retomar as aulas, em locais provisórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar