Crianças africanas festejam o bicentenário (Foto: Casa Geral)

Crianças africanas festejam o bicentenário marista (Foto: Casa Geral)

O XXII Capítulo Geral segue com a sua programação, em Rionegro, na Colômbia. Nesta segunda semana de trabalho (18 a 22/9), os capitulares celebraram o bicentenário marista, participaram de eventos reflexivos sobre o Instituto, e se solidarizaram com as vítimas dos furações e terremotos, que devastaram a América, nos últimos dias. A seguir, as principais atividades da semana:

Bicentenário Marista – Os 200 anos do Instituto foram comemorados durante o XXII Capítulo Geral, com celebrações de missa, apresentações folclóricas e teatrais, almoço festivo, depoimentos, homenagens e momentos de conversa entre capitulares e visitantes. Assista ao vídeo da comemoração: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=4466

Relação Irmãos e leigos – Durante momento reflexivo, o discernimento sobre a relação entre Irmãos e leigos pressupõe que o carisma e a missão maristas não são propriedades dos Irmãos; a comunhão com os leigos é uma luz para a experiência como Irmãos; as estruturas precisam nascer a partir das experiências vividas e não antes delas.

Dados financeiros – Uma visão geral do Instituto Marista mostra que a instituição tem um capital financeiro forte, e que a maioria das “entradas” vem daquilo que se saber fazer melhor: educação primária. O investimento em solidariedade representa 6% do capital, e é necessário considerar a sustentabilidade do Instituto a longo prazo.

“Saia da zona de conforto” – Foi com esta provocação que o superior-geral, Ir. Emili Turú, iniciou a Intervenção, na sessão matutina, da última quarta-feira (20/9). O Irmão afirmou, respondendo aos apelos do Papa Francisco, que “sair da zona de conforto é comprometer-se com um caminho inexplorado, onde começam a ocorrer coisas maravilhosas, inesperadas e surpreendentes”.

Reflexões institucionais – Durante a Intervenção, o superior-geral, Ir. Emili Turú, ainda propôs mais quatro temas para serem considerados e observados: a salvaguarda das crianças, a complexidade da instituição e como lidar com as novas propostas, formação e laicato marista.

Carta solidária e orações – Os participantes do Capítulo, por meio de carta, se solidarizaram com as vítimas dos furações e terremotos, que devastaram cidades e ilhas da América, nos últimos dias. Na carta, os participantes expuseram a dor e a tristeza pelos povos que sofrem com os assoladores fenômenos da natureza. “Sozinhos podemos fazer pouco; unidos podemos fazer muito”, dizia a citação da escritora norte-americana, Hellen Keller, que iniciou a correspondência.