Colégio Marista Varginha (Foto: Wagner Abrahão Júnior)

Neste mês, dia 27, o Instituto Marista comemora 100 anos de presença marista, no município de Varginha, no sul de Minas Gerais. Para comemorar a data, o Colégio Marista e a Escola Marista Champagnat promoverão uma série de eventos para celebrar o centenário marista na cidade.

Entre os dias 25 e 29 de setembro, as duas unidades socioeducacionais pretendem reunir colaboradores, alunos e familiares para uma programação especial, que contará com espetáculos de dança e teatro, celebrações de missa, lanche coletivo, apresentação musical, inauguração da placa comemorativa, além da solenidade de honra ao mérito, concedida pela Câmara Municipal.

A presença marista em Varginha teve início quando os Irmãos Adorator e José Borges desembarcaram no município, em fevereiro de 1917. Em setembro do mesmo ano, foi assinada a ata de acordo entre a Congregação dos Irmãos Maristas e a Sociedade Culto à Sciência. Neste mesmo mês, dia 27, foi fundado o Gynasio do Sagrado Coração de Jesus – posteriormente chamado de Colégio Marista Varginha, que conta, atualmente, com 1.158 educandos. A Escola é bem mais nova, data de agosto de 2011, e possui 314 estudantes.

Dados históricos

Nestes 100 anos de presença na cidade, o Colégio Marista foi palco de muitos acontecimentos. Logo após sua inauguração, em 1918, quando a gripe espanhola chegou em Varginha, o Colégio serviu como base hospitalar para atender os enfermos. Entre 1920 e 1958, passou pela unidade o Irmão Mário Esdras, conhecido como Mestrinho, que teve muita influência na comunidade varginhense, onde deu nome para escola, rua e teatro. O Teatro Mestrinho, por exemplo, vai ser o local da homenagem, concedida pela Câmara Municipal, ao Colégio e à Escola.

Em 2002, o Colégio Marista implantou um projeto socioeducativo para atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto cresceu e se transformou no Centro Marista Florescer, que atuou, por 12 anos, em prol da assistência para crianças e adolescentes do município.

Percebe-se, portanto, que a história marista se confunde com a história de Varginha, que “nasceu” 34 anos antes da chegada dos Irmãos maristas à cidade. Em outubro, deste ano, Varginha completa 135 anos, sendo que em 100 deles a marca marista esteve presente.

Para a diretora Carla Carvalho, do Colégio Marista Varginha, os 100 anos da presença marista na cidade representam muito mais que ensinamentos e valores. “Os Irmãos Maristas nos deixaram um legado verdadeiro de como testemunhar o evangelho com suas ações. Valores como seriedade, compromisso, simplicidade, humildade, modéstia e alegria pautam as nossas práticas pedagógicas e o nosso modo de ensinar”, afirmou.

A diretora da Escola Marista Champagnat, Lissandra Chiste, acredita que os princípios propagados pelos Irmãos Maristas repercutem até hoje na comunidade. “A presença marista na Escola evidencia o cuidado com cada educando e o espírito de família que une a todos em benefício do mesmo ideal”, declarou.

A programação da semana será disponibilizada pelo Colégio ou pela Escola, ou pode ser acessada por aqui: Programação Semana Celebrativa