Foto: Casa Geral - Instituto Marista

Foto: Casa Geral – Instituto Marista

No último sábado (9/9), o grupo de capitulares que participa do XXII Capítulo Geral se encontrou com o Papa Francisco, em Medellín, na Colômbia, durante sua visita ao país, depois de 31 anos, quando João Paulo II visitou a Colômbia.

No encontro, que reuniu religiosos, presbíteros e seminaristas da região, o Papa Francisco os incentivou a “permanecer em cristo” e “manter uma relação vital, de necessidade absoluta”. Para tanto, propôs três modos para ajudar na tarefa: tocar a humanidade de Jesus, com a sua humanidade e o seu sentimento, que contempla a realidade não como juiz, senão como bom samaritano; contemplar sua divindade, privilegiando o encontro com a Sagrada Escritura, fazendo da oração parte fundamental da vida e da ação apostólica; viver em alegria, sem ser discípulos tristes e amargurados.

Em seu discurso, o Papa Francisco pede “um novo começo” para a Colômbia, que deixa para trás um período de conflitos e violências, e invoca a produção de frutos de justiça e paz, de encontro e solidariedade. “Um novo começo” também é o tema do XXII Capítulo Geral, que se constitui em uma assembleia representativa de todo o instituto, e tem por objetivo expressar a participação dos Irmãos e leigos na vida e na missão da Congregação, assim como a sua corresponsabilidade no governo.

O XXII Capítulo Geral iniciou suas atividades na última sexta-feira (8/9), com o pronunciamento do presidente do Capítulo, Ir. Emili Turú, que declarou, oficialmente, aberto os trabalhos capitulares. Os Irmãos Deivis Fischer e Bernardo Baudin, respectivamente, o mais jovem e o mais ancião, foram designados como escrutinadores; Matthieu Daum foi aprovado como facilitador do Capítulo; e o Ir. Ben Consigli apresentou o documento O Processo do XXII Capítulo Geral, que é resultado do trabalho da Comissão Pré-Capitular para revisar o regulamento do Capítulo. O documento será discutido e aprovado nas próximas sessões de trabalho, e substituirá o regulamento vigente.

O XXII Capítulo Geral se estende até 20 de outubro, e estão programadas para os próximos dias a celebração do bicentenário Marista e as eleições do Superior e Vigário-Geral e dos conselheiros.

Acesse o discurso do Papa Francisco na íntegra: http://www.champagnat.org/lavalla2017.php?a=1a&id=4453

Fonte: Instituto Marista e Agência Ecclesia