No último final de semana, entre os dias 9 e 10 de setembro, foi realizado o 8º Encontro Regional de Fraternidades do Movimento Champagnat, da Província Marista Brasil Centro-Norte, na Vila Champagnat, em Brazlândia (DF).
O Encontro reuniu 61 participantes, entre Irmãos, leigos e leigas, e teve por objetivo a integração, a partilha, e a celebração para a vivência do carisma marista entre as Fraternidades do Movimento Champagnat.
Com o tema La Valla: Casa da Luz, o evento contou com a participação de sete Fraternidades: São Marcelino Champagnat (Aruanã/GO); Nosso Senhor do Bonfim (Silvânia/GO); Nossa Senhora de Fátima (Patos de Minas/MG); Nossa Senhora d’Abadia (Uberaba/MG); Boa Mãe Maria e Champagnat (Uberlândia/MG); e Mãe de Deus (Taguatinga/DF). Ainda participaram da reunião dois grupos que estão vivenciando o itinerário de discernimento laical e se preparam para a caminhada da fraternidade: o grupo de Aparecida de Goiânia (GO), e os jovens que atuaram no NAV (Núcleo de Animação Vocacional), e estão sendo acompanhados pela Fraternidade de Uberaba (MG).
Em ritmo celebrativo, o 8º Encontro Regional de Fraternidades promoveu momentos de comemoração do Bicentenário Marista e das bodas de prata da Fraternidade Mãe de Deus (DF), anfitriã do encontro, além de ter sido palco de reencontro e partilha entre os Maristas de Champagnat.
Durante o evento, que contou com a presença do Ir. Gentil Paganotto, assessor da Fraternidade de Silvânia (GO), o tema La Valla: Casa da Luz foi aprofundado pelo Ir. Claudino Falquetto, assessor da Fraternidade de Patos de Minas (MG).
O Encontro teve apoio da equipe de Coordenação do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), que se fez presente por meio do Ir. Dener Souza, assessor provincial; Márcia Sousa, assessora de formação e comunicação, da Fraternidade de Silvânia (GO); Maria Luiza, assessora de finanças e secretaria, da Fraternidade de Taguatinga (DF); e Maridelma Ilário, analista do Setor de Vida Consagrada e Laicato, da Província.
Para Maridelma Ilário, o Encontro representou uma integração maior entre a equipe de Coordenação e as Fraternidades participantes. “Este evento promoveu o fortalecimento da vivência do carisma marista na nova relação entre Irmãos, leigas e leigos e, em sintonia com o XXII Capítulo Geral, um momento de atualização do novo La Valla para o Movimento Champagnat”, declarou.
Ao final do evento, os Irmãos Paulo Soares, coordenador de Evangelização, da Superintedência de Missão, e Renato Silva, ecônomo provincial, participaram da celebração de envio, momento em que todos os Irmãos, leigos e leigas comemoram juntos, na presença de Maria e Champagnat, o compromisso de viver o novo La Valla.
O próximo Encontro, em 2018, ocorrerá em Silvânia (GO).
O 8°ENCONTRO DO MchFM foi mais um marco que só veio a somar e fortalecer o Carisma Marista das fraternidades.
Agora com toda coragem devemos nos lançarmos na missão de evangelizar e nos solidalizarmos com o outro. Iniciando na nossa casa com a nossa família.
Sigamos com amor, humildade, simplicidade e modéstia nessa caminhada que com certeza Deus nos convidou.
Boa Mãe e São Marcelino Champagnat intercedei junto a Jesus por nós. Amém!
“TRANSFORMAR É PRECISO E A HORA É AGORA. “