Capítulo GeralNa próxima sexta-feira, oito de setembro, terá início o XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, em Rionegro, na Colômbia. O evento, que se constitui em uma assembleia representativa de todo o Instituto, tem por objetivo expressar a participação dos Irmãos e leigos na vida e missão da Congregação, assim como a sua corresponsabilidade no governo.

Sob o lema “Um Novo La Valla”, o XXII Capítulo Geral, que se realiza de oito de setembro a 20 de outubro, pretende tratar de assuntos concernentes à missão e ao carisma institucionais, além de promover a renovação e adaptação necessárias para os novos tempos.

Os participantes contarão com uma ampla programação. Na agenda do XXII Capítulo Geral, estão previstos o encontro com o Papa Francisco, em Medellín, as celebrações do Bicentenário Marista, as eleições do Superior-Geral e dos conselheiros, a participação dos leigos, e as experiências de inserção, que também acontecem em Medellín.

Participam do evento 79 capitulares: 32 membros de direito e 47 eleitos pelas unidades administrativas. Além deles, o Conselho Geral convidou mais 15 pessoas – 8 leigos (que participam até 30 de setembro) e 7 Irmãos. Estarão no evento, representando a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), o provincial, Ir. Ataide José de Lima; o vice-provincial, Ir. Adalberto Batista do Amaral; o Conselheiro Geral, Antonio Ramalho; o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. José Augusto Júnior; e o analista de comunicação, da Assessoria de Comunicação Organizacional, Cristiano Giamarco.

Para o Ir. Ataide José de Lima, o Capítulo Geral é o momento dos Irmãos projetarem o futuro do Instituto Marista e sinalizarem o caminho a seguir. “Precisamos ser fiéis ao Carisma institucional e ao anseio do Padre Champagnat de evangelizar e educar, em especial os mais necessitados, em sintonia com os passos da Igreja e no desejo de Jesus Cristo de amar e servir”, afirmou o provincial.

Para acompanhar as notícias e novidades do XXII Capítulo Geral, acesse os portais www.champagnat.org e www.champagnat.org/lavalla2017 e fique pode dentro de toda a programação do evento.

1. Magali Aoarecida Ribas Moraes

Este é um momento muito importante para os Irmãos e leigos do Instituto, pois deverá ser revertido
    como bençãos do Espírito Santo, Marcelino Champagnat e a nossa Boa Mãe, para todos os Maristas de Champagnat.
    Hoje à noite faremos uma prece muito especial pedindo que esse “Novo Começo” seja para que Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos, em todos os tempos.
    Bom Capitulo a todos!