Nesta semana, um grupo composto por 31 leigos, leigas e Irmãos, de 19 unidades maristas, teve a oportunidade de aprofundar as dimensões humana, cristã e marista, se aproximando da presença de Deus e reafirmando os desígnios da Sagrada Escritura.
O Grupo participou do segundo momento do Itinerário Laical – a Teia Marista -, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de agosto, no Espaço Marista Champagnat, em Ribeirão das Neves, em Belo Horizonte (MG). O Itinerário é promovido pela Comissão de Vida Consagrada e Laicato, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).
A Comissão, composta pelos Irmãos José Augusto Júnior e Adalberto Amaral, por Raquel Pulita e pelo coordenador de Animação do Laicato da PMBCN, Eder D´Artagnan, organizou as atividades diárias, que tiveram como elemento central o presépio, símbolo significativo da espiritualidade marista.
Em uma das dinâmicas, o Ir. Joarês Pinheiro, formador do Juniorato e conselheiro provincial, ajudou o grupo a aprofundar o autoconhecimento e a dinâmica das relações interpessoais, exercitando a escuta e comunicação necessárias aos relacionamentos cotidianos, para que sejam fraternos e proporcionem abertura e crescimento mútuo.
Em outro momento do Encontro, a Ir. Elisabete Corazza, de Belo Horizonte, revelou os caminhos descritos nos relatos bíblicos sobre Jesus, especialmente nos Evangelhos. E Gustavo Balbinot, leigo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), aprofundou o presépio marista, retomando a história de Champagnat e o início do Instituto.
Para o coordenador da Comissão, Eder D´Artagnan, a Teia Marista aprofunda os presépios humano, cristão e marista e, assim, provoca leigas e leigos a perceberem como vivem a fraternidade e a missão no dia a dia.
A Teia Marista faz parte do Itinerário Laical, que é composto por três encontros – Ciranda, Teia e Estrela Maristas, e é o caminho de vivência e aprofundamento do carisma. A próxima fase, Estrela Marista, está prevista para acontecer em 2018.