Foto: Ascom / PMBCN

Jovens das unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) participam, entre 8 e 12 de agosto, da 1º Assembleia Provincial das Juventudes, em Belo Horizonte (MG). A Assembleia será constituída por membros eleitos pelas Comissões locais das escolas e colégios, e terá a finalidade de eleger a Comissão das Juventudes da PMBCN, composta por 16 jovens: oito titulares e oito suplentes, com mandato de três anos. Além disso, a Assembleia será espaço de formação e debate sobre temas relacionados à realidade juvenil, para favorecer o diálogo e o protagonismo local.

Promovida pela Gerência Socioeducacional e Coordenação de Evangelização, a Assembleia buscará construir trajetória de unidade e convergência participativa a partir das diversas manifestações e singularidades dos grupos juvenis da Província, como a PJM (Pastoral Juvenil Marista), Fé e Política, Grêmio Estudantil, Voluntariado, líderes de turma, dentre outros. “A Comissão de Juventudes será espaço de representatividade de adolescentes e jovens, com a finalidade de ser propositiva, consultiva e colaborativa, por estar em sintonia com os anseios e realidades de cada escola e colégio”, explica a analista de pastoral, Nayraline Barbosa.

Ao reconhecer os adolescentes e jovens como atores do processo evangelizador-educativo, a Província busca dar voz e torná-los protagonistas do novo começo do Instituto Marista. “São Marcelino Champagnat acreditou na força dos jovens para participar de seu projeto e ideal. Não ficou sozinho: chamou, estimulou, apoiou, liderou, organizou e ouviu a opinião dos companheiros. Ele agiu em favor dos jovens e inspirou milhares de outros a darem continuidade ao sonho”, afirma o provincial, Ir. Ataide José de Lima, na carta de abertura do documento da Comissão das Juventudes.

Dentre as principais atribuições da Comissão, estão a participação com as equipes pastorais e pedagógicas de momentos de planejamento, execução e avaliação de projetos voltados para a educação evangelizadora das adolescências e juventudes; a representação dos jovens da Província em espaços e interfaces socioestatais; a animação da vivência dos diversos grupos; e a contribuição com a formação juvenil. A expectativa é que cada unidade envie um representante para a Assembleia, entre 14 e 26 anos de idade e, no mínimo, dois anos de atuação em grupo pastoral ou pedagógico.