Foto: Asom / PMBCN

Foto: Ascom / PMBCN

Foi lançada nesta quarta-feira (2/8) a Semana Vocacional Marista. Programada de 14 a 21 de agosto, mês escolhido pela Igreja Católica para celebrar as vocações, as atividades serão desenvolvidas sob o tema “Maristas de Champagnat: do coração de Maria, vocações para o mundo”, e lema “Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria para Jesus”.

O objetivo do evento é proporcionar reflexão, mobilização, sensibilização e o fortalecimento da animação vocacional, com o intuito de comprometer mais pessoas com a construção da cultura vocacional. O projeto é desenvolvido pelas Províncias Maristas Brasil Centro-Norte (PMBCN), Centro-Sul (PMBCS) e Sul-Amazônia (PMBSA) e coordenado pela União Marista do Brasil (Umbrasil).

No hotsite www.umbrasil.org.br/semana-vocacional-marista-2017 encontram-se os subsídios, como texto base, oração, roteiros, sugestões de atividades, música tema, cartaz, banner, capa de fanpage, peças para Facebook e vídeo. “Na Província, o itinerário vocacional tem a marca e identidade maristas, o jeito de Maria e a fundamentação teórica nos documentos da Igreja”, explica o coordenador de Animação Vocacional da PMBCN, Ir. Márcio Henrique Costa.

O gestor explicou, ainda, que o processo vocacional na instituição passa por três etapas: despertar, discernir, cultivar e acompanhar. “O núcleo vocacional das unidades deve assegurar aos jovens que esse processo seja pedagógico, com experiência que resulte na estruturação de projeto de vida para viverem em sociedade e em família”, contextualizou.

Na Província existem, atualmente, 39 núcleos de animação vocacional, em colégios e escolas sociais, onde são desenvolvidos 16 projetos com a temática. Além das unidades Maristas, seis paróquias também promovem os encontros vocacionais, totalizando a participação de 446 jovens nesses espaços.