América-Sul

Os provinciais da Região América Sul reuniram-se, de 18 a 21 de julho, em Cochabamba (Bolívia), para avaliar projetos comuns que já estão em andamento e, também, para encaminhar processos da estruturação do organismo regional das unidades administrativas maristas do Cone-Sul do continente. A nova região do Instituto Marista engloba cinco províncias presentes em sete países, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.

Concomitante à reunião, ocorreu o encontro de formadores do Noviciado Regional, sediado em Cochabamba. De acordo com o provincial, Ir. Ataide José de Lima, da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, foram discutidos os processos pré-noviciado, para equilibrar as exigências, critérios e procedimentos de cada província. “De maneira geral, a caminhada tem sido muito boa e de grande empenho de todos. Vejo muita curiosidade, interesse e vontade de aprender nos jovens que lá estão”, avaliou Ir. Ataide.

Sobre a Região, ficou acordado, para 2018, a realização de encontro regional de Jovens Irmãos e de Irmãos de Meia Idade. Também foram dialogados e avaliados outros projetos, como da animação vocacional, experts, comunicação, rede de escolas e rede de economatos. Além disso, foi realizada a análise da Comunidade Internacional de Tabatinga (AM), que receberá novo grupo em dezembro de 2017, e estipulada a data da próxima assembleia regional, em julho do próximo ano.

Para o Ir. Ataide, a Região tem sido uma experiência de sintonia, entre as diversas províncias. Por meio da organização, vive-se a oportunidade de conhecer o novo e abrir as fronteiras, ampliando a visão de mundo e da missão. “A internacionalidade nos ensina que somos maristas porque não aceitamos limites e que estamos à serviço da Igreja e do Instituto. A missão marista é maior e mais ampla que o território de nossa Província e integrar-se nos forma, nos ajuda a quebrar preconceitos e aprender a conviver com o diferente”, explicou o provincial.