Foto-001

Cerca de 40 leigos e Irmãos da Região América Sul participam do Encontro Ser Marista Leigo: processos e itinerário, em Brazlândia (DF), entre os dias 7 e 10 de junho. Organizado pela União Marista do Brasil/UMBRASIL, o evento propõe reflexões, diálogos e vivências a fim de favorecer o desenvolvimento de itinerários vocacionais laicais nas províncias brasileiras.

Dentre as atividades promovidas, destaca-se os momentos de integração afetiva, presença e consciência corporal de si e do outro, conduzida pela facilitadora de biodança, Mônica Filizola. Estudos e diálogos sobre o panorama laical do Instituto, envolvendo o tema da vocação e relações entre Irmãos e leigos também foram algumas das atividades conduzidas pelo coordenador da Animação do Laicato da PMBCN, Eder D´Artagnan. ‘’O encontro favorece a troca de experiências. Discutir itinerários e processos laicais entre as províncias do Brasil e com a presença de representantes das outras províncias da região traz mais riqueza ao aprendizado’’, afirmou o coordenador.

O Instituto Marista busca incentivar iniciativas que aprofundam a reflexão sobre a vocação laical, a partir de itinerários e processos, vinculação e pertença, novas relações, corresponsabilidade na missão e formação conjunta. “É a primeira vez que fazemos essa discussão com esse formato. Buscamos compreender melhor os caminhos para amadurecer a vocação laical e como ela se relaciona com a vocação dos Irmãos. Por exemplo, nos últimos cinco anos cresceu o número de províncias com leigos responsáveis por trabalhos do laicato’’, declarou Eder.

Não perder o horizonte da internacionalidade do Instituto e do novo começo, ao mesmo tempo valorizar as experiências e caminhadas das diferentes províncias, é o que conduz ao reconhecimento de que diversos atores atuam em torno do carisma, segundo o coordenador de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, Ir. Luiz Adriano Ribeiro. “Queremos redescobrir o valor que o laicato tem dentro da Igreja, da sociedade e dos nossos muros institucionais. Devemos nos ver como parceiros que se reconhecem no projeto marista para tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Devemos ser para a Igreja exemplo de serviço, do jeito de Maria”, finalizou Ir. Luiz Adriano.