Missa

O Dia de São Marcelino Champagnat, 6 de junho, e os 200 anos de fundação do Instituto Marista foram celebrados em todo o Brasil Marista. Em Brasília (DF), as três províncias brasileiras e União Marista do Brasil/UMBRASIL uniram-se para render graças. Irmãos, leigos, colaboradores, estudantes e famílias participaram da missa celebrada pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

O celebrante ressaltou a importância da atuação marista na formação de crianças e jovens. “Celebrar 200 anos de evangelização por meio da educação, é revigorar o carisma que Deus doou a São Marcelino Champagnat. Levar ao mundo Jesus Cristo é o princípio que, até os dias de hoje, a instituição faz e que lhe dá confiabilidade”, afirmou o bispo. Dirigindo-se aos colaboradores e educadores, o bispo agradeceu ao trabalho que realizam. “Vocês também são continuadores da obra de São Marcelino. Manifestam no mundo, hoje, Jesus e o Carisma por meio de seu serviço, doação e entrega”, disse Dom Marcony.

Os Irmãos Maristas presentes também foram homenageados durante a celebração. “No silêncio e com humildade, vocês são presença significativa na vida da Igreja. Não são um brasão, mas um espaço com o qual podemos contar para a construção de um mundo melhor. É bonito ver que carregam o título de Irmãos. Continuem a buscar uma única coisa: o desejo do coração de São Marcelino, de levar Jesus onde quer que sejam chamados, sendo, com Maria, esperança para nossos jovens”, afirmou Dom Marcony.  Aos pés da Boa Mãe, os Irmãos cantaram, em latim, a oração da Salve Regina e renovaram a promessa de Fourvière.

Ao final da celebração, dirigindo-se aos presentes, o Ir. José Augusto Júnior, representando os demais Irmãos das comunidades de Brasília, destacou a importância da celebração. “Hoje, não existe Norte, Sul, Leste ou Oeste, somos todos Maristas de Champagnat. A Providência Divina quis que nos reuníssemos realizando, de fato, o sonho de São Marcelino Champagnat: de que tenhamos um coração sem fronteiras. Esta noite agradecemos não só pelo que vivemos, mas pelo o que cada um vive a partir da semente plantada por nosso fundador”, lembrou o Irmão.

Para a secretária geral da Província, Maria de Fátima Ferreira, a celebração, organizada por colaboradores e estudantes dos colégios das três províncias, foi um momento memorável marcado pela fraternidade. “Senti profunda satisfação e orgulho na celebração, um sentimento de pertencimento que contagiou a todos, por sermos maristas. Foi emocionante e nos levou a refletir sobre o quão grande era o amor de nosso fundador à Deus, a Maria e ao próximo”, avaliou Maria de Fátima.

Em outras cidades com presença marista, celebrações também foram realizadas nas Catedrais, paróquias e capelas dos colégios.