MC

No dia 6 de junho, os Maristas celebrarão o Dia de São Marcelino Champagnat. Cerca de 3.500 mil Irmãos, 70 mil Leigos e colaboradores e 650 mil estudantes, em mais de 80 países, estarão em sintonia. Na Província Brasil Centro-Norte/PMBCN, inicia-se, também, um novo período comemorativo, chamado “Maristas de Champagnat”.

Até final de setembro, a PMBCN é convidada a refletir sobre o carisma, a espiritualidade e o profetismo da Congregação. A data é inspirada pela afirmação do XXI Capítulo Geral do Instituto Marista, “reconhecemos com alegria que somos parte de uma mesma família, a família de Marcelino Champagnat”. Como membros de uma grande família, os maristas são, segundo o provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Ataide José de Lima, “herdeiros de um homem visionário, que buscou atender aos mais necessitados de seu tempo e nos legou esse mesmo pensamento”.

Da Semana Champagnat, passando pelo Dia do Marista, em 15 de agosto, e culminando no Dia da Bíblia, 30 de setembro, ocorrerão oportunidades de sintonizar-se com todos os que continuam o legado de São Marcelino Champagnat. Como afirmou o provincial, recentemente, as celebrações são momentos oportunos para os maristas se conectarem com as Igrejas locais. “Podemos, assim, ser mais Igreja e, ao mesmo tempo, ser mais com os outros”, disse Ir. Ataide.

Nos diferentes contextos da Província, vive-se o chamado a fazer “florescer novos começos para a vida marista”. As celebrações e festas são oportunidade de comprometer-se com ações e atitudes que contribuam para os próximos 200 anos do Instituto Marista. Conectadas com os colégios e escolas, são ocasião perfeita para transformar práticas, pensamentos e corações. “Somos chamados a festejar não pela própria festa, mas pelo sentido que ela tem em nossa missão. Ao mesmo tempo, não devemos nos esquecer dos contextos dos jovens, do país e do mundo, dentro do sentido de sermos, juntos, Igreja”, afirmou o superintendente de Organismos Provinciais, Ir. José Augusto Júnior.