Assembleia_Provincial_Juventudes-08

A Província Marista Brasil Centro-Norte realizará, de 9 a 12 de agosto, a 1º Assembleia Provincial das Juventudes, no Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG. Para sensibilizar a participação das unidades socioeducacionais e repassar informações sobre o evento, foi realizada videoconferência, no dia 12 de junho, conduzida pela Gerência Socioeducacional/GSE e a Coordenação de Evangelização/CE, com as equipes diretivas e pastorais.

“Esta é uma proposta para levarmos adiante o sonho de Champagnat de protagonismo, olharmos para as interfaces e os desafios dos jovens com o meio e entre eles. Que privilégio fazer isso acontecer”, acolheu o grupo o gerente Socioeducacional Jefferson Luiz Clemente de Oliveira. A abertura foi seguida pela apresentação da Assessoria de Comunicação Organizacional sobre a pesquisa acerca dos adolescentes e jovens da Pastoral Juvenil Marista/PJM,

Os dados, obtidos por meio de formulário com questões nos eixos demografia, família, educação e participação política e social, revelam e realidade dos jovens da PJM nas cidades que compõem a Província em 16 estados e no DF. Os resultados demonstram maioria de respondentes do sexo feminino, na faixa etária de 12 a 14 anos, predominantemente católicos e com acesso à internet. Além disso, dos 343 questionários respondidos, com 44 perguntas, em março deste ano, os adolescentes e jovens sinalizaram, dentre os diversos aspectos, a importância das pessoas se unirem para a defesa de interesses comuns e demonstraram descrença na atuação dos políticos.

As informações subsidiaram a preparação da Assembleia Provincial das Juventudes, que terá dentre os objetivos a escolha dos jovens que farão parte da Comissão Provincial das Juventudes, a promoção de espaços de formação e debates sobre temas pertinentes à vida dos jovens e o favorecimento do diálogo e a vivência do protagonismo no espaço da cidade. A Comissão será formada por 16 jovens, dos quais oito suplentes, com mandato trienal. Em nível local, as comissões serão constituídas por adolescentes e jovens de grupos pedagógicos e pastorais, também com troca de representantes a cada três anos. “A Comissão das Juventudes é lugar de representatividades de adolescentes e jovens que compõem a PMBCN, de escuta, de discussões e contribuições aos processos pastorais e pedagógicos”, explica a analista de pastoral Nayraline Barbosa.

Cada unidade enviará um representante para a Assembleia, que será escolhido com apoio de roteiro encaminhado pela GSE e CE. Dentre os critérios de participação estão ter de 14 a 26 a anos de idade e, no mínimo, dois anos de atuação em grupo pastoral ou pedagógico.