De 15 a 20 de maio, as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN são convidadas a celebrar os 10 anos da Pastoral Juvenil Marista/PJM. Este lugar privilegiado, de encontro com os jovens para acompanhá-los na experiência pessoal e comunitária de fé, reúne hoje na Província cerca de 1.000 participantes, entre 12 e 29 anos de idade, nos 16 estados e no Distrito Federal. Com base na mística e no estilo pedagógico em sintonia com os valores de São Marcelino Champagnat e da Igreja, o trabalho foca o protagonismo e a abordagem às diversas realidades juvenis.
O período comemorativo será construído e vivenciado a partir do tema “PJM, construindo história” e do lema “Façam florescer a Civilização do Amor”. A partir deles, colégios e escolas podem criar e utilizar dinâmicas que gerem reflexões a fim de vislumbrar novos sonhos, animar a caminhada e fortalecer as esperanças para que haja novas histórias. A coordenação de Evangelização da PMBCN encaminhou propostas de roteiros celebrativos para inspirar as ações, com os títulos “Professores maristas: abc da PJM”, “A história da PJM na minha história”, “Encantar e reencantar as juventudes”, “PJM em comunidade: as juventudes como uma das prioridades da missão” e “Celebração: a vida da PJM em nossa vida”.
“A celebração dos 10 anos da PJM coincide com a celebração do nascimento de Marcelino Champagnat, no dia 20 de maio. Ambas as datas são muito positivas, significativas para as nossas vidas. Celebrar a PJM é fazer com que ela floresça em nossas unidades e na vida dos jovens, e que eles façam, por sua vez, florescer a civilização do amor, da justiça e da solidariedade”, destaca Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização da PMBCN. Como parte das comemorações, ainda, será realizada a Assembleia da PJM, entre 9 e 12 de agosto, em Belo Horizonte/MG e o 2º Congresso da PJM, de 12 a 15 de outubro, em Porto Alegre/RS. A PJM integra as prioridades do governo provincial para o triênio 2016-2018.