foto

Com a entrega de carta de posicionamento, encerrou-se, no dia 12, o Encontro de Gestão Pastoral Pedagógica Marista, em Brazlândia/DF, promovido pelo Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Durante cinco dias, os participantes refletiram sobre o tema “+200 anos de educação evangelizadora” e buscaram construir sinergia a partir da atuação das duas áreas. Nas próximas semanas as cidades de Belo Horizonte (MG) e Lagoa Seca (PB) recebem as próximas edições do encontro, que ocorrem em formato itinerante na Província.

Antes da conclusão dos trabalhos, os vice-diretores educacionais, coordenadores pedagógicos e de pastoral foram instigados pelo último painel do encontro que tratou sobre “tempos de convergência”. O debate foi conduzido pelo superintendente de Organismos Provinciais, Ir. José Augusto Júnior, e pela superintendente Socioeducacional, Dilma Alves. “Convergir é perceber toda a vida que está ao nosso redor e buscar a mesma unidade fundacional do Instituto Marista. No entanto, convergência também envolve riscos e devemos sempre nos questionar como viver a profecia nesses novos tempos”, alertou Ir. Júnior.

A carta de posicionamento, apresentada ao término do encontro, foi elaborada por um grupo de trabalho eleito no primeiro dia. A partir das contribuições cotidianas, de todos os participantes, o grupo elaborou o texto como se respondesse, singelamente, a uma comunicação de São Marcelino Champagnat. Após a apresentação, debateram e aprovaram o documento final. “Este encontro permitiu ouvirmos e dialogarmos muito. Foi uma metodologia que contribuiu para nosso desenvolvimento e integração. Dentre todas as memórias que ficarão, destaco as conversas que ocorreram entre nós”, afirmou a vice-diretora educacional do Colégio Marista Patos de Minas, Adriana Carvalho Rodrigues.

Para a coordenadora de Pastoral do Colégio Marista Palmas, Esmeraldina Laurinda, que já esteve em outros momentos formativos promovidos pela Província, foi perceptível a evolução nos participantes. “Destaco, desse encontro, a possibilidade de estarmos juntos entre iguais, na mesma mesa, sem distinção de cargos. Foi uma metodologia que valorizou as pessoas, com muita abertura e acolhida”, avaliou a coordenadora.

O encontro foi promovido pelas Superintendências de Organismos Provinciais e Socioeducacional, por meio da Coordenação de Evangelização, Gerência Educacional e Gerência Administrativa. Os próximos dois encontros serão realizados entre 15 e 19 de maio, em Belo Horizonte/MG, e entre 22 e 26 de maio, em Lagoa Seca/PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar