DSC00545-001

Nos dias 11 e 12 de maio, os ecônomos e assessores das províncias da Região América Sul e convidados estiveram reunidos na Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, em Brasília/DF. O objetivo do encontro foi a partilha das boas práticas dos países em negociações conjuntas, que possam inspirar e potencializar a atuação do grupo.

“No Brasil, por exemplo, já temos iniciativas com a Microsoft, plano de saúde, energia elétrica, compra de papel e impressão”, relembra Ir. Renato Augusto da Silva, ecônomo da PMBCN. De acordo com ele, os participantes elencaram 21 práticas e definiram as prioridades sobre as quais trabalharão no detalhamento e na viabilidade. Dentre elas, estão a aquisição em conjunto de material pedagógico e esportivo.

Na visão do Ir. Jorge Gaio, coordenador do grupo e ecônomo da Província Marista Brasil Centro-Sul, a importância da constituição da Região América Sul é processo importante de visibilidade para Irmãos e leigos, tanto nos aspectos de vida religiosa, laical, como também na dimensão econômica. Especificamente sobre o economato, segundo ele, busca-se trabalhar em um horizonte de sustentabilidade, conectado com o Instituto Marista, com novos modelos e visão globalizada. “Procuramos fazer o processo de economia de escala nos produtos mais standards, em que a gente consegue fazer intercâmbio e compras internacionais, como hardware e software, entre outras diversas possibilidades que estamos analisando com maior profundidade”, relembra Ir. Gaio.

O Irmão Pedro Herreros, ecônomo da Província Santa Maria de Los Andes, que abrange Bolívia, Chile e Peru, percebe na instituição os resultados das discussões como Região América Sul. “É uma oportunidade de avançarmos, também, como província. Somos três países com diferentes legislações e níveis de desenvolvimento. Então, a oportunidade de conversarmos com os demais países nos desafia e dá a oportunidade de avançar internamente, com maior alinhamento estratégico. Estamos sendo mais província na medida em que somos mais Região, mais Instituto”, esclarece Ir. Herreros.

A nova região reúne as unidades administrativas responsáveis pela atuação marista na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O objetivo é contribuir para a vitalidade da missão nas Américas.