DSC00531

“A reforma do ensino médio em movimento”. Este foi o tema da palestra que abriu os trabalhos do quarto dia do Encontro de Gestão Pastoral Pedagógica Marista, na quinta-feira (11/5), na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. O professor Moaci Alves Carneiro, doutor em Sociologia e pesquisador do Enlace – Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação, abordou o assunto com vice-diretores educacionais, coordenadores pedagógicos e de pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte.

O convidado fez a retrospectiva dos aspectos legais que norteiam as mudanças no ensino médio, como a medida provisória 746/2016, a lei 13.415/2017 e a portaria 468/2017, que altera o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio/Enem. “É importante que o Marista mobilize, com antecedência, o corpo de gestores, professores, coordenadores e equipe multiprofissional para gestarem as diretrizes e fazerem a reforma acontecer na escola”, destaca o professor Moaci. De acordo com ele, a reforma foca, basicamente, no currículo, que na visão dele é o “selfie da sociedade e a bússola institucional para forjar mentes”. Assim, enfatiza a importância de que seja fundamentado em valores. “Que currículo? Para que formação, para que cidadão e para que escola? Nós temos que dar a resposta e não a lei”, relembra o palestrante.

Outro aspecto levantado pelo educador foi o distanciamento do ensino médio da educação básica, o que traz como consequências, o enciclopedismo curricular e o currículo “obeso”, focado no vestibular e na visibilidade na mídia. Sobre a implantação da reforma, ele sugere etapas preparatórias e qualificadoras, que envolvem a criação do observatório da reforma, a elaboração de organograma de atividades, construção de glossário básico sobre a reforma, alinhar as trilhas pedagógicas disponíveis, a reconstituição da composição das áreas do conhecimento, articulação do fluxo normativo nos diferentes níveis, desenho dos arranjos curriculares, formação continuada e implantação do laboratório de currículos. “A reforma só será feita com ação e reflexão. Tem a ver com planejamento e gestão da escola e da sala de aula, com apoio dos professores. Não há fórmula única para implantação. Precisamos aguardar, ainda, os parâmetros do currículo, os critérios para as competências e habilidades e o cronograma de implantação dos conselhos estaduais de educação”, explica o professor.

A apresentação seguiu-se de debate entre os participantes. O período da tarde foi dedicado às chaves de leitura e problematizações pastorais pedagógicas e à apresentação sobre projetos e iniciativas nessas áreas. O encontro segue até amanhã, dia 12 de maio. A iniciativa, com palestras, debates e momentos de convivência, é promovida pelas Superintendências de Organismos Provinciais (SOP) e Socioeducacional (SSE), por meio da Coordenação de Evangelização, Gerência Educacional e Gerência Administrativa. Mais dois encontros serão realizados em Belo Horizonte/MG, entre 15 e 19 de maio, e Lagoa Seca-PB, entre 22 e 26 de maio.