Foto_oficial

O Irmão Juan Jesús Moral Barrio, da Província de Compostela/Espanha, iniciou as reflexões desta quarta-feira (10/5), terceiro dia do Encontro de Gestão, Pastoral e Pedagógica Marista, que se realiza até a próxima sexta-feira, 12 de maio, na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. Com palestra sobre “Mais 200 anos de educação evangelizadora”, ele fez o resgate histórico da vida e espiritualidade de São Marcelino Champagnat e da pedagogia Marista.

Dentre os destaques da fala do Ir. Juan, estão a necessidade de os educadores terem capacidade crítica, inspirado no paradigma Marista, que é proposto de diferentes maneiras. “O primeiro e segundo capítulos gerais do Instituto resultaram nos ensinamentos pedagógicos maristas, das práticas, dos instrumentos e tradições das dinâmicas do educador”, contextualizou, ao citar importantes publicações para resgatar a fonte dos valores e da espiritualidade Maristas, a exemplo do Guia das Escolas (1853) e da Biografia Vida de São Marcelino José Bento Champagnat, do Ir. João Batista Furet (1856).

Na apresentação, ele citou, ainda, cinco aspectos que, no método de ensino do Instituto Marista, foram obra pessoal de Champagnat: o método de leitura baseado na moderna soletração das consoantes; as qualidades da boa disciplina, na figura da autoridade moral e da bondade em uma época em que se usavam os castigos aflitivos; a importância dada à catequese; o ensino do canto e as regras concernentes à formação de irmãos jovens.

Após a plenária da manhã, a coordenadora educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, Deysiane Pontes, debateu com o grupo os avanços e desafios da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a partir da análise da terceira versão, em fase de elaboração pelo Ministério da Educação (MEC), comparando-a as 1ª e 2ª versões que tiveram, respectivamente, 12 milhões e 9 milhões de contribuições de pesquisa pública.

Na fala, ela apontou casos sobre possíveis problemas no processo de implementação do currículo comum, a exemplo de países como os Estados Unidos, que apresenta características na forma de promover a educação semelhantes a realidade no Brasil. “Há sete anos, os Estados Unidos passa por dificuldade na aplicação do currículo comum que se estende a falta de capacidade dos professores e desigualdades social e local”, argumentou a gestora, ao comparar o texto da Base ao Projeto Educativo do Brasil Marista e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que trazem perspectiva avançada acerca das competências.

De acordo com Deysiane, os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Curricular Comum, na organização disciplinar por conhecimento, tem contradições acerca da educação em tempo integral, ao lembrar que no Brasil Marista, a educação integral prioriza a formação afetiva, ética, política, cognitiva e religiosa. “O valor da matriz não é apenas pelo olhar de presente e futuro, elas (matrizes) foram construídas na perspectiva de terem vitalidade após algum tempo de publicadas. No processo de construção, observamos as expertises dos professores, políticas públicas e valores da instituição”, contribui com as reflexões a  vice-diretora do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga/DF, Mércia Procópio, que participou da construção do documento Projeto Educativo do Brasil Marista.

Para finalizar, Deysiane pontes ressaltou que a matriz curricular Marista é um documento da escola. “É de todos nós e deve nortear o trabalho, aliando valores, conhecimentos e saberes a uma questão fundamental, que é a formação docente”, definiu. Na discussão, os participantes também levantaram pontos importantes sobre a educação infantil, produção do conhecimento e tecnologias, ao se referirem tanto a Base Nacional Curricular Comum como ao Projeto Educativo do Brasil Marista.

Ao final dos debates, foi lançado o livro “Evangelização com as Infâncias no Brasil Maristas”, organizado pela União Marista do Brasil (Umbrasil) e Províncias Centro-Norte, Centro-Sul e Sul Amazônia. O encontro, promovido pelas Superintendências de Organismos Provinciais (SOP) e Socioeducacional (SSE), por meio da Coordenação de Evangelização, Gerência Educacional e Gerência Administrativa, ocorre até o dia 12 de maio, com palestras, debates e momentos de convivência. Mais dois encontros serão realizados em Belo Horizonte/MG, entre 15 e 19 de maio, e Lagoa Seca-PB, entre 22 e 26 de maio.