Promover a integração e a proximidade entre as temáticas e as equipes. Esse é o objetivo do Encontro de Gestão Pastoral Pedagógica Marista realizado pela Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Com o tema “+200 anos de educação evangelizadora”, o evento, direcionado aos vice-diretores educacionais, coordenadores pedagógicos e coordenadores de pastoral das unidades educacionais e sociais, teve início na noite de segunda-feira (8/5), em Brazlândia (DF). A proposta é inovadora na Província, ao buscar debater e aproximar as duas áreas, construindo sinergias a partir dos pontos em comum de atuação, em vista do compromisso de educar e evangelizar crianças e adolescentes, nos 16 estados de atuação.
O presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC e provincial, Ir. Ataide José de Lima, e o vice-presidente, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, acolheram os participantes. Na oportunidade, Ir. Ataide relembrou as provocações do Instituto Marista, por ocasião do bicentenário, e convidou os participantes a pensarem mais 200 anos de educação sem esquecer o legado. “Todos somos chamados a fazer mais e melhor. Estes encontros são oportunidades de quebrar fronteiras, para estarmos mais próximos. A aproximação entre pastoral e educacional é essencial, pois aprendemos juntos; são dimensões que se complementam na missão”, destacou.
O provincial, ainda na abertura do encontro, retomou os valores que movem a educação e a evangelização marista, abordando, em seguida, as transformações pelas quais a contemporaneidade passa. “As mudanças geram conflitos e devemos encará-los com maturidade, para aprendermos juntos. Somente assim conseguiremos fazer e atuar de maneira nova, sem perder nossos valores e sem esquecer de nossa missão”, afirmou.
O encontro, promovido pelas Superintendências de Organismos Provinciais (SOP) e Socioeducacional (SSE), por meio da Coordenação de Evangelização, Gerência Educacional e Gerência Administrativa, ocorrerá até o dia 12 de maio, com palestras, debates e momentos de convivência. Mais dois encontros serão realizados em Belo Horizonte/MG, entre 15 e 19 de maio, e Lagoa Seca-PB, entre 22 e 26 de maio.
Excelente evento!
União mais que necessária. E é o foco e a força da nossa missão, certo? É a diferença que fazemos nas vidas de nossos jovens.
Pedagógico e Pastoral não devem ser dois setores distantes.
Juntos somos mais fortes.
Parabéns e que a Boa Mãe continue cuidando dos próximos 200 anos.