DSC00465

Visitas a vinte e cinco grupos de diversas expressões do laicato com o objetivo de sentir a vivência do carisma e recolher contribuições para o documento que o Secretariado de Leigos do Instituto Marista levará ao XXII Capítulo Geral, na Colômbia, em setembro deste ano. Essa tem sido a missão do Ir. Javier Espinosa nos últimos dois meses. À frente do Secretariado, ele repetiu a experiência no Brasil no dia 4 de maio, com o auxílio de Raúl Amaya, da Província Santa Maria de Los Andes, em oficina realizada na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF, com 21 participantes, entre Irmãos, leigos, leigas e colaboradores das três províncias do país (Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia).

“Abandonar a terra conhecida e adentrar-se no território novo”, a frase do superior geral Emili Turú motivou o início das atividades. O grupo foi convidados a refletir e a expressar, por meio de imagens, sobre o que significa o desafio quando aplicado ao processo laical no Instituto. “Como queremos começar o terceiro centenário? O que queremos levar de novo?”, instigou Ir. Javier.

Em seguida, o diretor partilhou o processo vivido para a abordagem institucional sobre o tema de vínculo e pertença ao Instituto, o início do processo de revitalização do Movimento Champagnat da Família Marista, a elaboração do documento Ser Marista Leigo e do documento “Adentramos juntos o território novo: referências para um roteiro do caminho”, que recebe as contribuições dos grupos das províncias para o Capítulo Geral. O texto, até agora, já obteve sugestões de equipes de Roma, Bolívia, Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia.

Na oficina em Brazlândia/DF, os convidados analisaram, dentre os aspectos abordados, a comunhão entre Irmãos e Leigos, espaços comuns de formação para ambos, a estrutura associativa internacional para leigos, a organização dos leigos vinculados ao carisma e a contribuição para os novos modelos de gestão. “No final de maio, nos reuniremos em Nairóbi, na África, para compilarmos todas as informações”, explica Ir. Javier.