provincias

A Província Marista Brasil Centro-Norte se solidariza com os Maristas do Peru e com todas as vítimas das tempestades e enchentes que, desde janeiro,  atingem o país.  As chuvas são causadas pelo fenômeno climático denominado, localmente, de “niño costero”. A região Norte do país, principalmente as áreas litorâneas, são as mais prejudicadas, sobretudo nos últimos 20 dias. Estima-se que cerca de 27 mil casas estão destruídas ou inabitáveis, devido às enchentes e desabamento de encostas. O acesso a bens de necessidades básicas está prejudicado pela destruição de estradas, pontes e até mesmo a interdição de aeroportos. Até o momento, cerca de 100 pessoas já morreram e mais de 700 mil foram afetadas diretamente pelo fenômeno.

Segundo o Irmão Oscar Montenegro, da Província Marista Santa Maria de los Andes, algumas obras maristas foram atingidas, bem como estudantes, famílias e colaboradores. Sofrem com as enchentes os Colégios San José Obrero e Santa Rosa, em Sullana, no departamento de Piura, um dos mais afetados no país. Diante da situação os Maristas locais promovem campanha de solidariedade para atender às famílias e estudantes vitimados nas zonas de emergência.

A capital Lima também sofre com elevação do nível do rio Rímac e pela interrupção de estradas que abastecem a cidade. A falta de água e alimentos se faz sentir pela população e, por medidas de segurança, foram suspendidas as aulas recém iniciadas. “Pedimos que se unam a nós em oração, para que este problema termine tão logo e que o otimismo, a esperança e a solidariedade não cessem”, apelou o Ir. Montenegro.

Que São marcelino Champagnat e a Boa Mãe acolham as preces de esperança com os que sofrem no país.