Ir. Márcio da Costa, ao centro, com Ir. Vitor Pravato e o analista Carlos Romeiro

“Acompanhamento vocacional: perfil e responsabilidade do animador vocacional”. Este foi o tema da videoconferência de formação, realizada no dia 22 de março, com os nucleadores da Província Marista Brasil Centro-Norte. O Ir. Alexandre Lôbo, diretor da Escola Marista Champagnat de Teresina, apresentou e debateu o assunto com os animadores/as vocacionais, Irmãos, pastoralistas, leigos/as e diretores das unidades.

Inspirado na passagem bíblica do Cristo com os discípulos de Emaús (Lc 24: 28,35), Ir. Alexandre refletiu sobre as características do animador vocacional. “Ele deve facilitar o encontro significativo e de fé do jovem com a essência da Igreja, que é Jesus”, destaca o Irmão. Sobre esse momento transformador, menciona ser fundamental que seja fruto de caminho instigante e de um novo olhar para a vida.

“Os encontros com os vocacionados devem ter as perspectivas orante, vivencial e do comprometimento”, lembra Ir. Alexandre, para quem é importante seguir o percurso proposto pelo papa Francisco, de sair, ver e chamar. Segundo o Irmão, é preciso trabalhar o projeto de vida, dentro da dimensão da misericórdia consigo e com o próximo.

Ao final da videoconferência, o Ir. Márcio Henrique da Costa, coordenador da Animação Vocacional da PMBCN, apresentou a equipe provincial de Animação Vocacional  e as novidades do itinerário da área, que prevê, dentre as novidades, a utilização do subsídio Conexão Marista, na primeira etapa, a do Despertar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar