América Sul

A equipe de implantação da Região América Sul estará reunida, de 20 a 23 de março, em Montevidéu, no Uruguai, com o objetivo de aprofundar e aprovar, junto aos conselhos provinciais das Províncias Maristas Centro-Sul, Centro-Norte, Sul-Amazônia, Cruz del Sur e Santa Maria de Los Andes, os nove projetos estratégicos da região. “É uma assembleia geral para a entrega e finalização dos projetos e implementação do modelo organizacional”, explica o vice-provincial da PMBCN, Ir. Adalberto Batista Amaral, que participa do encontro com o provincial, Ir. Ataíde José de Lima, os conselheiros Ir. Joarês Pinheiro de Souza, Ir. Iranilson Correia de Lima e o Ir. José de Assis Elias de Brito. Além deles, estarão presentes o vice-presidente da UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner da Cruz, e a superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios, Maria Manuela Suassuna.

Os nove projetos são focados nos temas visão e princípios, itinerário e animação vocacional, rede de economato, plano de comunicação, rede de escolas, identificação de experts, modelo operativo e noviciado provincial. Juntos, os sete países que integram a Região América Sul representam 240 mil crianças, adolescentes e jovens atendidas, 538 Irmãos e 35 mil leigos.

A Região América Sul teve início, em março de 2016, em Florianópolis/SC. Criada com a finalidade de fortalecer a atuação Marista nos sete países que formam a região (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), é fruto, também, do reordenamento do Instituto para concretizar o Projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão.

Participam, ainda, do encontro, os membros da equipe de implantação da região, Ir. Jorge Gaio e Rony Ahlfeldt (Centro-Sul); Ir. Deivis Fischer e Marcelo Cordeiro (Sul-Amazônia); Ir. José Kuhn e Inés May da (Cruz del Sur), Ir. Patrício Pino e Ernesto Reyes (Santa Maria de Los Andes) e Luca Olivari, do Instituto Marista (assessoria), além do Ir. José Wagner Cruz e Maria Manuela Suassuna, representantes pela PMBCN.