Lançamento PJM

Os adolescentes e jovens da Pastoral Juvenil Marista/PJM, das 95 escolas e colégios maristas do Brasil, sintonizaram-se “Na dança da missão”, lema do 2º Congresso Nacional da PJM lançado ontem (16/3), em videoconferência, a partir do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga/DF. Promovido pela União Marista do Brasil/UMBRASIL, o encontro ocorrerá, entre 12 e 15 de outubro, no Colégio Marista Champagnat de Porto Alegre/RS e reunirá jovens e pastoralistas das Províncias Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia.

Ir. Natalino de Souza, secretário executivo da UMBRASIL, acolheu aos jovens destacando a diversidade da PJM, expressa nos rostos e sorrisos. “Quando me deparo com a alegria da juventude tenho convicção do desígnio da missão de São Marcelino Champagnat”, disse. Já o diretor-presidente da UMBRASIL, Ir. Deivis Fischer, falando diretamente de Porto Alegre, relembrou a trajetória da juventude marista no Brasil e o 1º Encontro Nacional de Jovens, ocorrido em Mendes/RJ, em 1996, e que teve como lema “No peito da juventude bate um coração marista”.

Em mensagem gravada para a ocasião, o Superior Geral, Ir. Emili Turú, se dirigiu aos jovens maristas brasileiros recordando que o 2º Congresso é uma oportunidade para as comemorações do bicentenário do Instituto Marista. “Vocês, jovens, são os verdadeiros protagonistas do terceiro centenário marista que agora se inicia. Cada um de vocês está convocado a participar da preparação para esta ocasião”, convidou o Superior Geral.

O 2º Congresso Nacional da PJM ocorre sete anos após o primeiro ter sido realizado em Curitiba/PR. Na Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, a PJM celebra 10 anos de trajetória. “Chegamos até aqui e nos percebemos consolidados. Foi uma caminhada bonita, com percalços e alegrias, e hoje vemos o amadurecimento dos grupos e dos jovens”, avaliou o coordenador de Evangelização da PMBCN, Ir. Paulo Soares. Segundo ele, os grupos da PJM estão realizando tanto o processo de revitalização quanto a preparação para o 2º Congresso. “Estimulamos a todas as Pastorais a vivenciar a celebração dos 10 anos e a preparar-se para o Congresso”, finalizou.