Entre os dias 28 e 31 de março, realizou-se em Roma/Itália, na Casa Geral do Instituto Marista, o encontro entre ecônomos provinciais e assessores das unidades administrativas. A proposta do evento foi partilhar as visões e práticas das diferentes realidades financeiras do Instituto e construir propostas para o próximo Capítulo Geral, que ocorrerá em setembro, na Colômbia. Pela Província Marista Brasil Centro-Norte participaram o ecônomo, Ir. Renato Silva, e o assessor do economato, Mauri Coelho.
Coordenado pelo ecônomo geral do Instituto, Ir. Libardo Garzón, com a Comissão de Assuntos Econômicos, a reunião visou desenvolver uma visão do Instituto como corpo global, alinhado ao Projeto Novos Modelos. A agenda principal voltou-se para o futuro da instituição. “Dialogamos sobre temas como a atualização dos novos modelos de gestão do Instituto; realidade financeira do Instituto e das Regiões e a análise dos indicadores financeiros; estudo sobre a revisão das Constituições, em especial ao tema que toca à administração geral, provincial e local”, explica o ecônomo, Ir. Renato.
O Superior Geral, Ir. Emili Turú, foi um dos palestrantes do encontro que contou, também, com a participação de especialistas da empresa Nexus, que abordaram linhas principais da administração dos bens nos Institutos de Vida Consagrada. Os administradores provinciais também tiveram um dia de formação na Luiss Business School, na qual os palestrantes da Escola trataram de questões relacionadas a transações imobiliárias, gestão de financiamentos e contabilidade.
Ao todo, 61 participantes de todas as Regiões Maristas estiveram presentes no encontro, que, segundo Ir. Renato, “ofereceu aos ecônomos uma possibilidade de pensar juntos o futuro e a gestão dos bens do Instituto”. Do Brasil Marista participaram, também, os ecônomos das Províncias Centro-Sul e Sul-Amazônia, respectivamente, Ir. Jorge Gaio e Ir. Lauro Francisco Hochscheidt.