Da esq. para dir: Natanael e Danilson (PMBCN), Antônio Rai e Ir. Sebastião Ferrarini (PMBSA) e Clébio (PMBCN)

Da esq. para dir: Natanael e Danilson (PMBCN), Antônio Raí e Ir. Sebastião Ferrarini (PMBSA) e Clébio (PMBCN)

A partir de 2017, o Noviciado, terceira etapa da formação dos Irmãos Maristas, funcionará em novo endereço no continente americano. Até então realizado em Florianópolis/SC, em caráter interprovincial no Brasil, agora passa a se chamar Noviciado Regional América Sul, com sede em Cochabamba, na Bolívia. O local acolherá futuros Irmãos de países sul-americanos, dos quais três da Província Marista Brasil Centro-Norte, Clébio Pereira Carneiro, da Bahia, Danilson Carlos Maia Silva, do Maranhão, e Natanael de Ataíde, de Pernambuco.

Além deles, o Ir. Rubens José Falqueto, ex-conselheiro provincial, será um dos formadores do grupo, ao lado do mestre de Noviços Ir. Isidro Azpeleta, da Província Marista Santa Maria de Los Andes, Ir. Sebastião Antônio Ferrarini, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Ir. Cláudio Alberti, da Província Marista Mediterrânea/Santa Maria de Los Andes. O projeto do Noviciado é fruto do trabalho desenvolvido por equipe indicada pelos provinciais do Brasil, de Santa Maria de Los Andes e Cruz del Sur. “A proposta prevê a diversidade indicada pelo novo começo do Instituto, o enfoque na missionariedade e valorização da multiculturalidade”, lembra o Ir. Rubens, que já aguarda os formandos em Cochabamba, até o dia 20 janeiro, para a ambientação à cidade, dinâmicas de entrosamento, visita à paróquia local e às cinco escolas sociais maristas da região, onde os jovens atuarão na pastoral, catequese e grupos de jovens. Os participantes farão, ainda, retiro preparatório até a abertura oficial das atividades, em 2 de fevereiro, em missa com a presença dos provinciais.

Sobre a rotina no Noviciado, com duração de dois anos até a profissão dos primeiros votos, o Ir. Rubens indica que o planejamento será colaborativo, mas já sinaliza ações como momentos de oração comunitária; aulas internas sobre carisma, missão e espiritualidade maristas, e externas, ao lado de jovens de outras congregações na Conferência Boliviana de Religiosos/CBR, com temas relativos à teologia da vida religiosa; tardes dedicadas ao cuidado com a organização da casa e fins de semana voltados às comunidades eclesiais de base. Em junho de 2018, os noviços irão para o estágio em outras províncias. “Os referenciais formativos são Jesus, Maria, Champagnat, os Irmãos da comunidade, leigos, crianças e jovens que participam da nossa vida e nos formam na missão. Estou muito feliz e disposto para viver esse projeto”, explica Ir. Rubens.